Publicidade
Política
| Em 2 meses atrás

MDB cresce e se consolida como 2º partido que mais elegeu prefeitos em Goiás

Compartilhar

Das 77 cidades goianas que elegeram prefeitos no primeiro turno, 46 são do MDB. O partido que tem como presidente regional o vice-governador Daniel Vilela, cresce e ganha destaque, ficando abaixo apenas do União Brasil, que elegeu 94 prefeitos. Nesta eleições municipais, o aproveitamento foi de 60%.

Ao Diário de Goiás, Daniel Vilela atribui o resultado ao trabalho desenvolvido pelos candidatos durante as campanhas. “Temos muitos candidatos bons, candidatos competitivos, que oferecem o que há de melhor na política em várias cidades do Estado”, destacou o vice-governador.

Publicidade

Do ponto de vista político, junto à base aliada do UB, o partido ganhou força nos últimos meses de campanha eleitoral, como avaliado pelo presidente do MDB Goiás. “Acho que o fato do governador e o governo ser o mais bem avaliado do Brasil tem uma repercussão política eleitoral muito forte, e isso vai se traduzir nessa grande vitória da base governista em todo o Estado hoje (6 de outubro)”, afirmou Vilela.

Publicidade

Ao todo, foram 347.195 votos para prefeito conquistados em todo o estado pela legenda. Este ano, foram 17 prefeitos do MDB eleitos a mais que nas eleições passadas. Para o cargo de vereador, foram 499 eleitos, um aumento de 218 em relação às últimas eleições, em 2020.

Publicidade

Vitória em cidades de destaque econômico

Para além do avanço no número de eleitos, o MDB comemora a eleição de filiados em municípios que têm grande relevância econômica e política no contexto estadual, a exemplo da vitória de Wellington Carrijo, em Rio Verde.

Em Catalão, principal município do Sudeste goiano, Velomar Rios teve quase 60% dos votos válidos da cidade. Em Chapadão do Céu, um dos maiores PIBs per capita do estado, Vinicius Terin obteve mais de 95% dos votos. Em Mineiros, no sudoeste goiano, Aleomar Rezende conquistou quase 80% dos votos válidos do município.

Publicidade

Com a iminência de Leandro Vilela vencer em Aparecida, com 48,02% dos votos no primeiro turno, contra 43,04% do liberal Professor Alcides, o MDB goiano poderá chegar a 47 prefeituras. “Vamos seguir em frente para que a gente possa continuar atendendo a expectativa do povo goiano com o nosso governo, porque, afinal das contas, é isso que as pessoas esperam e é isso que acaba dando força política para o grupo”, pontuou Daniel Vilela.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.