Publicidade
Cidades
| Em 3 meses atrás

Massa de ar polar deve manter baixas temperaturas em Goiás até o final da semana

Compartilhar

As baixas temperaturas que surpreenderam os goianos no último final de semana, com mínimas registradas em menos de 8ºC em algumas cidades da região Sudoeste do Estado, tendem a amenizar no decorrer desta semana. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a queda dos termômetros foi provocada pela chegada de uma massa de ar polar vinda da região Sul do país.

Conforme o boletim da Cimehgo, as cidades do sudoeste goiano foram as mais atingidas, como Jataí, que chegou a registrar 4,8ºC na manhã desta segunda-feira (12). Na capital, a mínima também foi de 9ºC no início desta segunda. Esta é a massa de ar polar mais intensa já ocorrida em Goiás, em 2024.

Publicidade

No entanto, as temperaturas tendem a voltar a subir ao longo da semana, conforme a massa polar for se dissipando. Como explica o gerente da Cimehgo, André Amorim, “por enquanto, as temperaturas ainda continuam, mas não tão frias como no último final de semana, mas sim, ainda atuando durante essa semana no estado de Goiás”, disse.

Publicidade

De acordo com Amorim, o frio vai perder a intensidade e, no final da semana, o calor estará de volta no estado. “Quanto mais se aproxima de sexta-feira (16), ela já vai perdendo intensidade. Com isso, nós teremos, já na próxima semana, a elevação dessas temperaturas mínimas e o ar frio já deixa de atuar com tanta força”, destaca o gerente da Cimehgo.

Publicidade

Para esta terça-feira (13), a mínima prevista em Jataí será de 8ºC, em Rio Verde pode chegar a 9ºC e em Goiânia, a previsão é de mínima de 13ºC e máxima de 30ºC. A expectativa é de manhãs frias e tardes mais quentes. A umidade relativa do ar continua baixa, com queda no período da tarde.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.