22 de dezembro de 2024
Cidades

Marconi conhece artesanato do Capim Dourado no Tocantins

Governador de Goiás em comunidade quilombola no Tocantins (Foto: Assesoria de imprensa do Governo de Goiás)
Governador de Goiás em comunidade quilombola no Tocantins (Foto: Assesoria de imprensa do Governo de Goiás)

Em momento de folga, após o Fórum Brasil Central realizado na última sexta-feira em Palmas (TO), o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) e a esposa dele, Valéria Perillo, acompanhado do governador do Tocantins, Marcelo Miranda, e a primeira-dama e deputada federal, Dulce Miranda, fizeram visita à comunidade quilombola de Mumbuca, no município de Mateiros, Parque Nacional do Jalapão, onde originou-se o famoso artesanato do capim dourado, que hoje é uma marca mundialmente conhecida.

Segundo a assessoria de imprensa do governo de Goiás, Marconi e Valeria Perillo ficaram impressionados com a beleza do lugar e a simplicidade das pessoas. Marconi destacou que os exemplos que brotam da força de pessoas simples e dedicadas, como aquelas da comunidade de Mumbuca, enche de alegria e contentamento os visitantes e mostra que a criatividade e a dedicação são ferramentas importantes para melhorar a vida das pessoas, fortalecendo a resistência pela preservação e o aproveitamento da natureza como meio de vida.

Eles foram recebidos pelo vereador Veloso Vilênio Ribeiro, líder da comunidade, e dona Antônia, que os levaram a conhecer os moradores, cerca de 200, e o trabalho artesanal que desenvolvem com o capim dourado. Com músicas folclóricas e representativas da autenticidade cabocla, os artesãos mostraram como é feito o artesanato com o capim, liderados por Dona Santinha, a mais significativa representante da famosa e saudosa Dona Miúda, pioneira nesse tipo de artesanato.

Redação do Diário de Goiás, com informações da Assessoria de imprensa do governo de Goiás


Leia mais sobre: Cidades