17 de dezembro de 2024
Destaque

Maratona da Vacina 24 horas anticovid ocorre neste sábado e domingo, em Goiânia

Foto: reprodução.
Foto: reprodução.

A Prefeitura de Goiânia confirma que neste fim de semana o município vai criar a Maratona da Vacinação anticovid. Esta ação ocorre durante 24 horas, das 8h de sábado (10) às 8h do domingo (11). Não será preciso agendamento e receberão a vacina pessoas a partir de 43 anos, sem comorbidades, para primeira dose.

O evento ocorre numa parceria do Governo de Goiás e o envolvimento das Secretarias Municipais de Saúde, de Comunicação, Governo, Mobilidade, Comurg e Guarda Municipal. A prefeitura informa ainda que esta estrutura contará com dez pontos de vacinação. Serão 300 servidores da Saúde municipal que foram mobilizados para a linha de frente e apoio, além de um suporte das equipes do Exército.

Com as novas vacinas que chegaram a Goiás, algumas cidades estão reduzindo a idade da população de atendimento. Goiânia está em 43 anos; Senador Canedo já está em 42 e também Aparecida de Goiânia já conseguiu suspender o escalonamento no município com a celeridade da vacinação. O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, comemora esta ação da maratona e espera alcançar o maior número de pessoas.

“Chegamos a mais de 800 mil doses aplicadas em Goiânia e, há muito, vínhamos planejando essa maratona que se materializa em uma ação inédita, cujo objetivo é vacinar o maior número de pessoas da faixa etária contemplada de 43 e mais. A vacina é o meio mais eficaz de reduzir a propagação do vírus, proteger nossa população e, consequentemente, retomar, com segurança, nossas atividades”, aponta o secretário.

Já o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, destaca que a maratona vai dar a oportunidade às pessoas que não consegue se dirigir a um posto de vacinaçao durante o dia, mas que agora este empecilho está descartado.

“A população goianiense pode ter certeza de que faremos de tudo para ampliar, ainda mais, a vacinação na capital, estendendo a proteção que a vacina proporciona a todo o público alvo da campanha”.

Cruz aponta também que novas estratégias podem ser tomadas para adiantar a cobertura vacinal na capital. O gestor explica que somente com uma vacinação larga é que será possível salvar vidas e voltar à vida normal.

“Com o avanço da campanha de imunização, toda a população é beneficiada uma vez que a cobertura vacinal é a nossa esperança para vencer a pandemia e retomar a vida com saúde e proteção das pessoas. Nosso esforço diário tem sido garantir doses e o atendimento da população nos postos e essa estratégia vem para facilitar a vacinação”, garante Rogério Cruz.


Leia mais sobre: / Destaque / Goiânia