22 de dezembro de 2024
Notícias do Estado • atualizado em 06/01/2021 às 07:21

Manter equilíbrio fiscal é desafio da gestão da Prefeitura de Goiânia, diz secretário

Secretário de Finanças de Goiânia, Alessandro Melo - Foto: Arquivo DG.
Secretário de Finanças de Goiânia, Alessandro Melo - Foto: Arquivo DG.

A gestão de Maguito Vilela (MDB) começa muito diferente nas finanças, em relação a outras transições na história da capital. Em 2017, quando voltou ao Paço, Iris Rezende encontrou a Prefeitura de Goiânia com dívidas e um déficit mensal exorbitante. Neste ano, o prefeito interino Rogério Cruz (REPUBLICANOS) começou a trabalhar com R$ 250 milhões em caixa e cerca de outros R$ 750 milhões empenhados em obras da antiga administração.

O nome para comandar esse orçamento é o mesmo que trabalhou com Iris na reestruturação fiscal da Prefeitura. Alessandro Melo está de volta ao Paço como titular da Secretaria de Finanças e admite que, neste primeiro momento, é importante manter a administração fiscal equilibrada.

“O mais importante é manter esse equilíbrio fiscal. Para você jogá-lo fora é muito fácil. Basta errar um detalhe numa despesa com pessoal, descontrolar um contrato aqui, outro ali ou perder receita aqui ou acolá. Aí se te um desequilíbrio e para consertar é muito mais difícil. Temos que atuar para não perder esse equilíbrio”, disse em entrevista exclusiva ao Diário de Goiás.

Segundo Melo, o cenário encontrado pela gestão Maguito é ideal. “A gestão Maguito já assume num cenário completamente diferente, com contas ajustadas, superávit financeiro do ano anterior. Praticamente não tem dívida. Prefeito Iris Rezende deixou um presente de pai para filho. O que foi entregue do ponto de vista de organização fiscal, ajuste fiscal, é o cenário ideal: dinheiro em caixa, equilíbrio nas contas, receita maior que despesa e sem dívidas”, explicou.

Com esses recursos em caixa e trabalhando para manter o equilíbrio fiscal, Melo diz que o segundo passo da gestão é reverter a arrecadação em benefícios aos goianienses.

“É trabalhar para que esses recursos retornem à população em serviços públicos, melhorias para a cidade. O prefeito Iris começou a fazer isso na gestão passada. O governo Maguito tem que dar continuidade e ampliar, inclusive, pois o cenário nos permite avançar ainda mais em investimentos na cidade, para atender o goianiense cada vez melhor”, destacou.


Leia mais sobre: / / Destaque / Economia / Goiânia / Notícias do Estado