O avanço de uma frente fria pela região sudeste do Brasil influenciará a formação de tempestades, acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas em todo o Estado de Goiás. A condição climática colocou mais de 60 cidades goianas em estado de alerta para tempestades, com risco de interrupção de fornecimento de energia e atenção para outros transtornos causados pelo mau tempo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de risco e instabilidade em diversas regiões, incluindo: Rio Verde, Goiânia, Aparecida de Goiânia, São João d’Aliança, Planaltina, Mambaí, Posse, São Domingos, Morrinhos, Luziânia, Itumbiara, Acreúna, Maurilândia, Ouvidor, Iporá, Mineiros e Piranhas. Os temporais estão previstos para ocorrer principalmente durante a tarde desta terça (3).
Conforme o boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o prognóstico é de chuvas intensas, de 30 a 60 mm/h, ou até 80mm/dia, com rajadas de vento de 70 km/h com risco de queda de galhos sobre rede elétrica.
Diante das condições metereológicas e das previsões de grande volume de chuvas associadas a ventos fortes, a Equatorial Goiás reforça à população cuidados fundamentais durante esta terça-feira (3) e nos próximos dias. Entre elas:
A companhia de energia reforça que, em casos de interrupção do fornecimento de energia, comum durante cenários de temporais, é necessário registrar reclamação nos canais oficiais de atendimento, que funcionam 24 horas por dia:
Goiânia e região metropolitana: Aparecida de Goiânia, Trindade e Senador Canedo.
Cidades do norte: São João d’ Aliança, Uruaçu, Campinaçu, Campinorte, Campos Verdes, Crixás, Porangatu, Minaçu, Montividiu do Norte e Mozarlândia,
Cidades do sul: Rio Verde, Acreúna, Morrinhos, Santa Helena de Goiás, Santa Rita do Araguaia, Santo Antônio da Barra, São Simão, Serranópolis e Turvelândia
Cidades do leste: Formosa, Cristalina e Luziânia.
Cidades centrais: Anápolis, Caldas Novas, Goianésia, Jaraguá, Ouro Verde de Goiás e Petrolina de Goiás