22 de dezembro de 2024
Cultura

Mais de 500 bailarinos disputam competição internacional de balé no Basileu França, em Goiânia

A seletiva sul-americana acontece em Goiânia, entre os dias 10 e 16 de outubro, valendo bolsas de estudos em escolas renomadas de dança no exterior
Bailarinos da América do Sul disputam, em Goiânia, vaga para etapa da maior competição internacional de balé. Foto: Basileu França
Bailarinos da América do Sul disputam, em Goiânia, vaga para etapa da maior competição internacional de balé. Foto: Basileu França

A Escola de Artes Basileu França sediará a seletiva sul-americana da competição internacional de balé Youth America Grand Prix (YAGP). Mais de 500 bailarinos participarão das disputas, entre os dias 10 e 16 de outubro, por bolsas de estudo em renomadas escolas de dança no exterior. As apresentações serão no teatro da Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) em Artes Basileu França, abertas ao público e com entrada gratuita.

De acordo com a programação, o primeiro dia de evento é destinado a aulas temáticas. A competição em si, inicia no dia 11 e vai até o dia 14 de outubro, das 9h às 22h. As apresentações serão divididas em categorias de idade e transmitidas ao vivo pelo YouTube.

A representante do YAGP no Brasil, Katty Houlis, explica como funciona a competição, e conta que os escolhidos nesta fase disputarão a final nos Estados Unidos. “Cada solista dança um solo contemporâneo e uma variação clássica. No dia 15 será a final, e aproximadamente 60% dos bailarinos passam para essa fase. Desta final serão escolhidos os que irão para a disputa nos Estados Unidos”, disse.

Além dos bailarinos brasileiros, de vários estados, como Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Brasília, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo, participam também dançarinos de outros países da América do Sul, como Argentina, Peru e Chile.

Um dos principais objetivos da competição YAGP é conquistar bolsas de estudo nas renomadas escolas de dança no exterior, como a Ducth National, Royal, Harid, Stuttgart e Princess Grace de Mônaco. Segundo a representante do YAGP, farão parte da banca avaliadora jurados representantes de outros países: Ernst Meisner, do Dutch National da Holanda; Adrian Mitchell, representante do ABT; Alexi Moskalenko, diretor artístico do YAGP e Maria Riccetto, do Sodré.


Leia mais sobre: / / Goiânia