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Notícias do Estado
| Em 2 anos atrás

Mais de 400 mil estão aptos a se cadastrar na Tarifa Social de Energia, afirma Equatorial

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Mais de 400 mil consumidores estão aptos a se cadastrar no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica e receber desconto na conta de energia. Esse número é resultado de um levantamento feito pela Equatorial Goiás, que nestes primeiros meses de 2023 já cadastrou 41 mil clientes para receber o benefício.

A previsão da distribuidora é que este incremento injete R$ 9,4 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023. As cidades com o maior número de clientes aptos e não inscritos são: Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Anápolis, Rio Verde e Valparaíso de Goiás, respectivamente.

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A Tarifa Social é um programa do Governo Federal que concede descontos de até 65% na tarifa de luz. O programa dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. Para quem consome até 30 quilowatts/ hora, a redução é de 65%; de 31 a 100 kWh/ mês, o valor fica 40% menor; de 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%.

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No caso de famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, os descontos são maiores, de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês; de 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês; e de 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.

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 Para se cadastrar ou para manter o benefício é necessário ter o cadastro atualizado no CadÚnico e na distribuidora de energia e renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo nacional. Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha membro portador de doença ou deficiência também estão aptos.

Para clientes que desejam checar se estão incluídos no programa, basta conferir a conta de energia. No espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda. A Equatorial ressalta que a conta não vem zerada, já que na fatura não está incluído somente o consumo de energia, mas pagamento de impostos e iluminação pública, além de outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.

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Se o cliente não está incluído, mas está enquadrado nos critérios, basta acessar um dos canais de atendimento da companhia e apresentar os seguintes dados: número da unidade consumidora (número da instalação que consta na conta de energia), CPF, RG ou outro documento com foto, e número do NIS ou BPC. Os clientes aptos ao benefício, podem se cadastrar no Programa Tarifa Social, em qualquer uma das agências da Equatorial, espalhadas em todo o Estado, ou pelo Call Center – 0800 062 0196.

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Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.