Neste domingo (18), mais de 2 milhões de pessoas são esperadas para a realização das provas do primeiro Concurso Público Nacional Unificado (CNU). O certame está ofertando 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal e é considerado o maior concurso público da história do Brasil.
Inicialmente, as provas do Enem dos Concursos estavam agendadas para o dia 5 de maio, porém, por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o Ministério da Gestão e Inovação adiou a data para este domingo (18).
As provas serão realizadas nos dois turnos, no período da manhã e da tarde. Pela manhã, as provas tiveram início às 9h, com fechamento dos portões às 8h30. A prova terá duração de duas horas e 30 minutos, com término previsto para às 11h30.
Já no turno da tarde, os participantes devem voltar ao local de prova, com entrada a partir das 13h e fechamento dos portões às 14h. As provas terão início às 14h30 e os candidatos terão três horas e 30 minutos para responder às questões do concurso, com término previsto para às 18h.
Neste domingo, cerca de 215 mil colaboradores estarão envolvidos na segurança e logística para a aplicação do concurso unificado. O concurso conta com a segurança reforçada em uma rede de aplicação integrada por diversos órgãos públicos, criada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Força Nacional de Segurança Pública dão apoio na logística e segurança do certame.
Conforme o cronograma, a divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas está prevista para o dia 20 de agosto. A divulgação dos resultados finais será no dia 21 de novembro de 2024. Os detalhes das próximas datas do cronograma podem ser conferidos diretamente no site do MGI. As convocações para posse dos aprovados e para ingresso nos cursos de formação de cargos específicos estão agendadas para janeiro de 2025.
Leia mais sobre: CNU / Enem dos concursos / Provas Enem dos Concursos / Brasil