22 de dezembro de 2024
Pesquisa

Veritá: 50,5% dos goianienses consideram o governo Lula ruim ou péssimo; confira

Os que acham trabalho do petista regular são 9,2% e ótimo ou bom são 40,3%
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante celebração de Natal dos Catadores, Catadoras e População em Situação de Rua, em Brasília. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante celebração de Natal dos Catadores, Catadoras e População em Situação de Rua, em Brasília. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O Instituto Veritá divulgou uma pesquisa em Goiânia considerando a opinião da população sobre diversos assuntos. Dentre eles a avaliação do governo federal, atualmente comandado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Como resultado, para os goianienses, o petista teve um trabalho considerado ruim ou péssimo por 50,5%.

Já os goianienses que acham trabalho do petista regular, segundo a Veritá, são 9,2% e os que acham ótimo ou bom são 40,3%. Um recorte interessante desta pesquisa mostra que, dos entrevistados, o público feminino empatou sobre achar o governo Lula ótimo ou péssimo, ambos alcançaram 29,4%. Já a maioria do público masculino entrevistado considerou a gestão de Lula péssima: 44,1%.

Entre os recortes de faixas etárias, quem tem entre 16 e 34 e 35 e 44 anos também acham, em maioria, que o governo do petista é péssimo: 42,8% e 37,4% respectivamente. Apesar disso, a maioria dos que tem acima de 45, consideraram o governo de Lula ótimo: 31,7%.

Já em relação a cor/raça, o único grupo que considera o governo de Lula melhor do que pior foi quem se considera Negro: 46,7% acham bom ou ótimo e 41,1% acho ruim ou péssimo. Enquanto isso 34,6% de quem se considera branco acham o trabalho do petista ótimo ou bom e 55,1% ruim ou péssimo.

Já 35,6 dos amarelos acham o governo Lula ótimo ou bom, contra os 57,6% que acho ruim ou péssimo; e 42,3% dos pardos consideram ótimo ou bom, contra 48,6% que acham péssimo ou ruim.

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de dezembro com 837 pessoas com mais de 16 anos e residentes no município a mais de um ano. Já a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança 95%.

Leia também: Apesar de estar “ao lado”, Lula encerra o ano sem ter cumprido agenda em Goiás


Leia mais sobre: Política