O programa Mães de Goiás foi desenvolvido pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) para beneficiar mães de todo o estado de Goiás com valor mensal de R$ 250,00. Mulheres que possuem filhos de idade entre zero e seis anos e não recebem o Bolsa Família podem se cadastrar. Veja as principais dúvidas e fique por dentro!
O Mães de Goiás é uma iniciativa que faz parte da lista de projetos implantados pelo Goiás Social. O programa do Governo de Goiás, ligado a Seds, contempla mais de 88 mil mulheres de todos os municípios de Goiás. Seu objetivo é garantir segurança alimentar a crianças que ainda não estão em idade escolar.
O valor do benefício é de R$ 250,00 mensais. Podem receber mães que possuem crianças de idade entre zero e seis anos e se encontrem em situação de extrema vulnerabilidade social. Vale ressaltar que famílias que já recebem o Bolsa Família não podem ser contempladas pelo Mães de Goiás.
Para receber o benefício Mães de Goiás não é necessário se inscrever. Basta estar com os dados atualizados no CadÚnico (Cadastro Único), que o estado inclui automaticamente no programa. No entanto, é importante que os beneficiados mantenham as informações atualizadas para continuar recebendo os valores todo mês. Mensalmente, o governo lança uma lista das contempladas ativas e inativas em cada município para a retirada do cartão onde os valores são depositados.
A partir do momento da contemplação, confirmação na lista de beneficiadas e retirada do primeiro mês, as mães têm o direito a recebimento do valor por 36 meses consecutivos, desde que mantenham o CadÚnico atualizado e ainda estejam dentro dos requisitos do programa.
A Seds realiza as entregas dos cartões pessoalmente, em cada município, em dia e horários específicos. Na véspera das entregas, a secretaria envia mensagens aos contemplados pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. As prefeituras também realizam mobilizações locais, para reforçar o comparecimento das beneficiárias. Em alguns municípios, a Seds conta com o apoio dos polos de atendimento da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
Para confirmar o direito ao benefício e saber se já foi contemplada, é só consultar a sua situação informando o CPF aqui. A lista de beneficiadas atualizada no último mês está disponível clicando aqui.