Cidades

Mães de Goiás; Saiba tudo sobre o benefício e como se cadastrar

O programa Mães de Goiás foi desenvolvido pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) para beneficiar mães de todo o estado de Goiás com valor mensal de R$ 250,00. Mulheres que possuem filhos de idade entre zero e seis anos e não recebem o Bolsa Família podem se cadastrar. Veja as principais dúvidas e fique por dentro!

O que é o Mães de Goiás?

O Mães de Goiás é uma iniciativa que faz parte da lista de projetos implantados pelo Goiás Social. O programa do Governo de Goiás, ligado a Seds, contempla mais de 88 mil mulheres de todos os municípios de Goiás. Seu objetivo é garantir segurança alimentar a crianças que ainda não estão em idade escolar.

Qual o valor do benefício e quem pode receber?

O valor do benefício é de R$ 250,00 mensais. Podem receber mães que possuem crianças de idade entre zero e seis anos e se encontrem em situação de extrema vulnerabilidade social. Vale ressaltar que famílias que já recebem o Bolsa Família não podem ser contempladas pelo Mães de Goiás.

Como se inscrever?

Para receber o benefício Mães de Goiás não é necessário se inscrever. Basta estar com os dados atualizados no CadÚnico (Cadastro Único), que o estado inclui automaticamente no programa. No entanto, é importante que os beneficiados mantenham as informações atualizadas para continuar recebendo os valores todo mês. Mensalmente, o governo lança uma lista das contempladas ativas e inativas em cada município para a retirada do cartão onde os valores são depositados.

Por quanto tempo posso receber o benefício?

A partir do momento da contemplação, confirmação na lista de beneficiadas e retirada do primeiro mês, as mães têm o direito a recebimento do valor por 36 meses consecutivos, desde que mantenham o CadÚnico atualizado e ainda estejam dentro dos requisitos do programa.

Como retirar meu cartão?

A Seds realiza as entregas dos cartões pessoalmente, em cada município, em dia e horários específicos. Na véspera das entregas, a secretaria envia mensagens aos contemplados pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. As prefeituras também realizam mobilizações locais, para reforçar o comparecimento das beneficiárias. Em alguns municípios, a Seds conta com o apoio dos polos de atendimento da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Como saber se já tenho direito ao benefício?

Para confirmar o direito ao benefício e saber se já foi contemplada, é só consultar a sua situação informando o CPF aqui. A lista de beneficiadas atualizada no último mês está disponível clicando aqui.

Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024