05 de dezembro de 2025
CONSULTA INFORMAL

Mabel propõe fechar Bosque dos Buritis às 22h e opinião dos seguidores se divide

Apresentada em rede social, proposta do prefeito Sandro Mabel de fechar o Bosque dos Buritis às 22h gera aprovação e críticas sobre segurança e medidas eficazes
Mabel pede opinião de seguidores sobre fechar ou não o Bosque dos Buritis após 22h, mas diz que já deu a ordem - Foto: arquivo DG
Mabel pede opinião de seguidores sobre fechar ou não o Bosque dos Buritis após 22h, mas diz que já deu a ordem - Foto: arquivo DG

O prefeito Sandro Mabel (UB) está disposto a fechar o acesso ao Bosque dos Buritis a partir das 22h. No sábado (2) ele divulgou a intenção em seu perfil no Instagram onde consulta a opinião dos seguidores a respeito, mas diz que já até “mandou” aplicar a regra.

Muitos gostaram e outros apontaram que o problema no local é a ausência de agentes da Guarda Civil Metropolitana ou seja, falta de segurança.

Mabel informa no vídeo que a ideia foi apresentada pelo vereador Bruno Diniz (MDB) que aparece ao lado do prefeito defendendo a restrição como uma “medida muito importante para todos”.

Há algumas semanas o prefeito vem participando de operações da Guarda em unidades de conservação e praças durante a noite o que rendeu elogios e também muitas críticas nas publicações a respeito. Após uma delas prometeu: “As vistorias vão continuar e serão intensificadas. Goiânia merece segurança, cuidado e respeito com seus espaços verdes”.

Crime no bosque

O prefeito não relaciona os fatos, mas sua manifestação veio uma semana depois de ocorrer um homicídio dentro do Bosque dos Buritis no início da noite do sábado anterior (26). O músico Bruno Duarte, 36, foi assassinado pelo psicólogo e professor universitário Arthur Vinícius Silva Lima, de 32 anos, por motivo passional.

O Bosque dos Buritis fica no Setor Oeste, área nobre de Goiânia, e é um dos espaços verdes mais centrais da capital. Dentro dele existe o Monumento à Paz Mundial, próximo de onde ocorreu o homicídio após a vítima tentar escapar do agressor. Também dentro funcionam dois espaços culturais importantes da cidade, o Museu de Arte de Goiânia (MAG) e a Centro Livre de Artes (CLA).

“Acho que ninguém mais utiliza o bosque a partir das 10 horas da noite, então é um bom período. Fechamos o bosque e dá uma tranquilidade ao pessoal da região para não ter problema de traficante, pessoal praticando coisas erradas… Então vamos experimentar” – Sandro Mabel

Entre os seguidores de  Mabel, muitos elogiaram intenção de fechar o bosque durante a noite, mas outros apontaram que o local merece mais segurança porque também não inspira tranquilidade durante o dia.  

Um deles questiona: “A Guarda Municipal não devia fazer a segurança desses locais? Ao invés de dar segurança, fecha? Fecha distribuidora, fecha parque, daqui a pouco vai ter toque de recolher? E a galera concorda com tudo!”.

Outros reclamam que o problema é falta de segurança e também de iluminação. “Lá é muito perigoso até de dia”, afirma uma seguidora.

Outra defende o fechamento e que seja até mais cedo que o proposto pelo prefeito, após 20h, inclusive de “todos os parques”. Enquanto outros aplaudem a ideia de Mabel e mais uma seguidora pede que seja conferida a segurança do Cepal do Setor Sul, onde segundo aponta há circulação de traficantes.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Goiânia / Meio Ambiente