O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embarcou nesta segunda-feira (14), para o Egito, para participar da COP 27, a Conferência do Clima da Organizações das Nações Unidas (ONU).
O convite veio após o destaque de Lula na campanha eleitoral deste ano. Durante a corrida eleitoral, o petista deu prioridade à pauta climática e ao resgate da credibilidade internacional do Brasil.
A assessoria de imprensa do presidente eleito confirmou que ele embarcou por volta das 8h da manhã de hoje (14) em um avião fretado, que partiu de São Paulo com destino a Sharm el-Sheikh, no Egito.
No Twitter, Lula afirmou que “o combate às mudanças climáticas deve ser um compromisso do Estado brasileiro” e que, em seu governo, trabalhará “pelo futuro do nosso país e do planeta, que é um só e de todos”, acrescentou o presidente eleito.
Bom dia. Hoje viajo ao Egito para participar da COP 27. O combate às mudanças climáticas deve ser um compromisso do Estado brasileiro. Trabalharemos pelo futuro do nosso país e do planeta, que é um só e de todos.
— Lula (@LulaOficial) November 14, 2022
O evento sobre discussões climáticas teve início na semana passada, no dia 6 de novembro, com a participação de lideranças políticas de vários países. Além da participação na COP 27, a agenda de Lula prevê encontros bilaterais com autoridades.
Leia também: Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo discutem aliança florestal na COP27
Leia também: Na COP27, China e EUA retomam diálogo sobre clima
Devido à grande quantidade de solicitações e ao pouco tempo disponível, não haverá como atender todas elas. Lula tende a participar, ainda, de outros espaços na COP 27, como o Brazilian Hub e o Fórum dos Governadores da Amazônia Legal.
Nomes confirmados na lista de pedidos incluem os do secretário-geral da ONU, António Guterres, do presidente do Egito, Abdul Fatah Al-Sissi, do presidente do Banco Mundial, David Malpass, e do parlamentar britânico Alok Sharma, que presidiu a COP26, em Glasgow, na Escócia, em 2021.
Leia mais sobre: COP 27 / Meio Ambiente / Mundo / Política