Publicidade
Destaque
| Em 3 anos atrás

Lula vence em todos os cenários, de acordo com pesquisa; 43% consideram Bolsonaro pior presidente da história

Compartilhar

Se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva retornaria ao Palácio do Planalto em 2023. O petista vence em todos os cenários, no primeiro e no segundo turno, de acordo com a pesquisa Vox Populi publicada nesta quinta-feira (11/11). O Instituto entrevistou 2 mil pessoas em todo o território nacional.

O Instituto simulou dois cenários. A diferença entre um e outro é um levantamento que apresenta o nome do governador de São Paulo, João Doria, e outro do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Tucanos, ambos disputam as prévias do PSDB que acontecerá no fim de novembro e se apresentam como pré-candidatos da legenda.

Publicidade

No primeiro cenário Lula tem 44% de intenção de voto. Distante, Bolsonaro aparece com 21%. Ciro Gomes, tem 4%. José Luiz Datena que tenta viabilizar uma possível candidatura tem 3% empatado com o ex-juíz Sérgio Moro. Neste cenário, com Doria, o governador paulista tem 1%, mesmo índice apresentado pelo ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM). Pré-candidato pelo PSD, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco tem 0% de intenção de voto. 10% não votaria em ninguém, anularia ou votaria em branco. 12% não responderam.

Publicidade

O segundo cenário não muda muita coisa. Enquanto Lula e Bolsonaro permanecem com os mesmos 45% e 21%, respectivamente. Ciro ficaria com 5%, Moro e Datena, permanecem empatados com 3%. Eduardo Leite e Mandetta, 1%. Pacheco, 0%. 9% não votaria em ninguém, anularia ou votaria em branco. 12% não responderam.

Publicidade

Melhor e pior presidente do Brasil

A pesquisa também mediu como vai o histórico de presidentes que o país teve. 41% consideram Lula o melhor gestor que o Brasil já viu enquanto outros 15% veem Bolsonaro como excelente administrador. Fernando Henrique Cardoso aparece com 9%.

Publicidade

E quem foi o pior? 43% dos entrevistados na pesquisa consideram Bolsonaro. 15%, Lula. Dilma, 9%. Fernando Collor, 10% e FHC, 3%.

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.