O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), exonerou o general Júlio César de Arruda do comando do Exército neste sábado (21/01) e nomeou o atual comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva. As informações são da TV Globo.
A troca de comando do Exército acontece com 21 dias do novo governo e quase duas semanas após os ataques aos Três Poderes, em Brasília no último dia 8 de janeiro. Lula não sentia confiança em Arruda, que assumiu o cargo no dia 30 de dezembro mas nunca foi unanimidade entre os petistas.
A troca vem num momento em que um discurso do novo comandante ter viralizado. Na última quarta-feira (18), Tomás Paiva fez um discurso contundente em defesa ao resultado das urnas e à democracia.
“Vamos continuar íntegros, coesos, respeitosos e garantir a nossa democracia. Porque a democracia pressupõe liberdades, garantias individuais, políticas, públicas e também é o regime do povo. Alternância de poder é o voto. Essa é a mensagem que eu tenho a trazer para vocês”, destacou dizendo que o país passa por um turbilhão e tsunami de desinformação, defendendo a “boa informação” para combater as fake news.
Leia mais sobre: Exército / Forças Armadas / Luiz Inácio Lula da Silva / Ministério da Defesa / Brasil