A nova pesquisa Ipespe/Febraban, divulgada nesta terça-feira (24), aponta que o presidente Lula tem aprovação de 53% dos brasileiros. Este é o segundo maior percentual da série histórica do levantamento, que apresentou desaprovação de 40% dos brasileiros.
Na última pesquisa Ipespe, apresentada em setembro, a aprovação de Lula era de 55%, ante 38% de desaprovação. De acordo com os pesquisadores do Ipespe, o recuo na aprovação, de setembro para cá, estaria relacionado ao conflito entre Israel e Hamas. “Diante do impacto dos horrores da guerra no Oriente Médio e dos temores em relação às suas consequências, o clima da opinião pública piora e a aprovação do Governo Lula recua”, destacou o Ipespe.
Já em relação a economia, a pesquisa Ipespe demonstrou que a opinião popular sobre os que acreditam que o Brasil vai melhorar até o final deste ano também apresentou queda. Em setembro o percentual era de 59%, e em outubro caiu para 56%.
LEIA TAMBÉM: Lula diz que ações do Hamas não justificam que Israel esteja livre para matar inocentes
Apesar disso, o percentual de brasileiros que acreditam que o Brasil está melhor em 2023, no governo Lula, do que em 2022, no governo Bolsonaro, se manteve em 48%. O levantamento da pesquisa Ipespe foi realizado entre os dias 12 e 16 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95,5%.
Com informações do Carta Capital