Publicidade
Política
| Em 2 anos atrás

Lula soma 53% de votos válidos e Bolsonaro 47%, diz PoderData

Compartilhar

A nova pesquisa PoderData para a corrida presidencial no segundo turno das eleições, divulgada na manhã desta quarta-feira (26), aponta um cenário estável para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Somando os votos válidos, ou seja, exceto brancos e nulos, o petista soma 53% das intenções e o presidente Jair Bolsonaro (PL) chega a 47%. A diferença entre Lula e Bolsonaro passou de 4 para 6 pontos percentuais em uma semana, quando no último levantamento o ex-presidente tinha 52% e o atual mandatário 48%.

A distância entre os dois candidatos ocorre após o episódio envolvendo Roberto Jefferson, ex-deputado e aliado de primeira ordem de Bolsonaro que atacou a Polícia Federal com tiros e granadas após ter sua prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (TSE).

Publicidade

No total, Lula tem 49% de intenções de voto e Bolsonaro se manteve com 44%. Votos brancos e nulos somam 5% e 2% não souberam ou não responderam.

Publicidade

Lula lidera no Nordeste

O ex-presidente segue liderando na Região Nordeste do país. Se comparando a última rodada, Lula passou de 65% para 68% de votos válidos. Conforme levantamento, a cada 3 eleitores, o petista tem voto de 2. Vale lembrar que a região concentra o segundo maior colegiado do país.

Publicidade

Já nas demais regiões, como Sul, por exemplo, Bolsonaro lidera com 12 pontos de vantagens sobre o petista. Numericamente Bolsonaro está à frente de Lula em votos válidos na Região Sudeste com 52% ante 48%, Norte 52% ante 48% e Centro-Oeste, 53% ante 47%. Considerando a margem de erro de cada região, tecnicamente há empate entre ambos.

A pesquisa ouviu, por telefone, 5 mil entrevistados nas 27 unidades da Federação. O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 25 de outubro, tem margem de erro de 1,5 ponto percentual, nível de confiança de 95% e está registrado como BR-01159/2022.

Publicidade
Publicidade
Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.