16 de dezembro de 2024
Agenda presidencial

Lula se encontra com presidente espanhol para assinatura de acordos

A Espanha é o último país da visita de Lula à Europa, iniciada por Portugal
Lula se encontra com Pedro Sánchez. (Foto: Reprodução / Twitter)
Lula se encontra com Pedro Sánchez. (Foto: Reprodução / Twitter)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta quarta-feira (26) com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, e com o rei Felipe VI. Está prevista ainda cerimônia de assinatura de atos. A Espanha é o último país da visita de Lula à Europa, iniciada por Portugal.

Selar o acordo comercial Mercosul-União Europeia e ampliar o comércio bilateral estão entre os temas da viagem. Espanha e Brasil assumirão o comando dos blocos aos quais integram, União Europeia e Mercosul respectivamente, pelos próximos seis meses, a partir de julho.

Em discurso para investidores espanhóis nessa terça-feira (25), em Madri, Lula disse esperar a oficialização do acordo comercial pelos países-membros dos blocos ainda em 2023. “O Brasil e os sócios do Mercosul estão engajados no diálogo para concluir as negociações com a União Europeia e esperamos ter boas notícias ainda este ano. É um acordo muito importante para todos e queremos que seja equilibrado e que contribua para a reindustrialização do Brasil”, afirmou.

Aprovado em 2019, após 20 anos de negociações, o acordo Mercosul-UE precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor. Uma tramitação que envolve 31 nações.

O presidente chamou os empresários espanhóis para investirem no mercado brasileiro, no setor de energia renovável, como hidrogênio verde, usinas eólicas, de biomassa e energia solar.

Relações comerciais

A Espanha é o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil, com montante de US$ 63 bilhões, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Mais de mil empresas espanholas estão presentes no mercado brasileiro, em especial financeiro e o de comunicações. Entre essas empresas estão a Telefônica e o Banco Santander.

Em 2022, as exportações brasileiras para o mercado espanhol dobraram, alcançando 9 bilhões de euros, puxadas pelo petróleo cru, soja e milho. As importações provenientes da Espanha cresceram 38% no mesmo ano, lideradas por derivados de petróleo, autopeças e fertilizantes.

O encontro de Lula com Pedro Sánchez ocorrerá no Palácio da Moncloa, sede do governo local. O presidente almoçará com o rei Felipe VI no Palácio Real. Em seguida, Lula e comitiva retornam ao Brasil.

Acordos

Os três acordos assinados entre Brasil e Espanha serão sobre Educação, Tecnologia e Trabalho e Ciência. Além de residir cerca de 100 mil brasileiros no país europeu, a Espanha está entre os maiores parceiros comerciais do Brasil.

O primeiro acordo firmado entre Lula e Sánchez foi um “memorando de entendimento”. Ele trata da cooperação entre o Ministério do Trabalho e Economia Social do Reino da Espanha e o Ministério do Trabalho e Emprego da República Federativa do Brasil.

O segundo documento assinado pelos presidentes se trata de uma “carta de intenções”. Nela, Lula e Sánchez tratam de iniciativas para financiar projetos de Ciência e Tecnologia entre os países. Brasil e Espanha assinaram um “memorando de entendimento entre o Ministério de Universidades do Reino da Espanha e o Ministério da Educação da República Federativa do Brasil sobre cooperação no Ensino Superior universitário”, diz o Itamaraty.

Vale lembrar que em agenda por Portugal, Lula assinou também outros 13 acordos. Por fim, o presidente deve deixar a Europa com pelo menos 16 acordos assinados. (Com informações da Agência Brasil).


Leia mais sobre: / Política