Até então, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não anunciou nenhum ministro para o primeiro escalão de seu governo. Questionado sobre quem irá comandar o ministério da Fazenda, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) afirmou, nesta quarta-feira (30), que Lula não está com ”pressa” de anunciar quem deve comandar a pasta.
“O presidente não está com pressa para definir ministério, agora é hora de ouvir bastante”, afirmou Alckmin ao jornal O Estadão. Nos bastidores, a expectativa é que há possiblidade do ex-ministro Fernando Haddad (PT) comandar a pasta, já que durante o início desta semana o petista participou também de reunião da economia com o grupo de transição.
Lula tem participado de reuniões com a equipe de transição do governo desde o último dia 28 em Brasília tendo como foco a PEC da transição, que inclusive já foi protocolada ao Senado.
Portanto, Lula tem afirmado que ‘tudo tem seu tempo’. Fazendo o contrário do que fez em seu primeiro mandato, em 2002, quando foi pressionado e no dia 10 de dezembro na ocasião, o petista anunciou os nomes dos ministros.
Especulações é que os anúncios podem sair ainda nesta semana, já que o presidente está em Brasília. Mas a expectativa mesmo é que a nomeação dos ministros aconteçam após a diplomação marcada para o dia 19 de dezembro.