Assim como sinalizado para aliados, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve anunciar nas próximas horas desta segunda-feira (27) a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), para assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, Paulo Gonet deve ser indicado para comandar a Procuradoria Geral da República (PGR).
A expectativa é que o anúncio seja feito antes que Lula embarque para o Oriente Médio. A confirmação das escolhas foi feita no domingo (26) e a equipe do presidente espera que os nomes sejam aprovados no Senado antes do dia 23 de dezembro, data que começa o recesso parlamentar.
Dino deve assumir a cadeira que antes era de Rosa Weber, que se aposentou em setembro. Segundo a CNN, Lula convidou o ministro da Justiça para uma reunião na manhã desta segunda-feira, em um encontro que não estava previsto na agenda. Apesar da indicação presidencial, Dino sofre resistência de parlamentares.
Já Gonet, indicado para o comando da PGR, tem apoio de deputados, senadores, ministros do governo e do STF.
Para assumir os respectivos cargos para os quais foram indicados pelo petista, Flávio Dino e Paulo Gonet precisam ser sabatinados e analisados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, para posteriormente, serem aprovados pelo plenário.
Leia mais sobre: anuncio / Flávio Dino / Lula / PGR / STF / Política