O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta quinta-feira (31), durante evento em Teresina, Piauí, a aprovação do projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia até 31 de dezembro de 2027. A matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (30).
De acordo com Lula, a desoneração deve beneficiar não apenas os empresários, mas também os trabalhadores. Conforme o presidente, as medidas devem prever impacto nos municípios e em outros entes da federação.
“Cada vez que for discutida desoneração, é preciso cuidar de colocar os empresários, colocar os trabalhadores e colocar o governo [pra discutir], porque é preciso saber se a desoneração vai beneficiar só o empresário ou se ela vai beneficiar os trabalhadores que trabalham naquela empresa, que têm o direito de ganhar alguma coisa pelo benefício que o governo deu para aquele setor da economia”
presidente Lula
Lula reiterou que o governo federal está preocupado com a situação dos municípios. Segundo o presidente, as prefeituras estão em crise financeira por conta da queda de arrecadação do governo federal, consequência do compartilhamento de receitas. “Cada vez que desonera, que o governo federal perde receita, no fundo, quem perde receita é o município que recebe do Fundo de Participação dos Municípios, que não tem dinheiro não vai para ele”, disse.
LEIA TAMBÉM: Lula sanciona lei que aumenta o salário mínimo e amplia a isenção do Imposto de Renda
Com informações da Agência Brasil