O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou o lançamento do Programa União com os Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia, nesta terça-feira (9), para dar uma indireta ao empresário Elon Musk. O petista afirmou que tem “bilionário fazendo foguete” para ir ao espaço em busca de locais habitáveis que, na verdade, precisa usar “o muito do dinheiro que tem para ajudar a preservar [o planeta Terra]”.
“Hoje nós temos gente que não acredita que o desmatamento e as queimadas prejudicam o planeta Terra. E muita gente não leva a sério o que significa a manutenção das florestas para manutenção da qualidade de vida nesta casa enorme que é o nosso planeta e que a gente não tem para onde fugir”, disse o presidente.
“Tem até bilionário tentando fazer foguete, tentando fazer viagem para ver se encontra algum espaço lá fora, não tem. Ele vai ter que aprender a viver aqui, ele vai ter que usar o muito do dinheiro que ele tem para ajudar a preservar isso aqui, a melhorar a vida das pessoas”, completou.
Lula não citou Elon Musk, bilionário dono do X (Twitter), da Starlink e da SpaceX, mas a declaração ocorre no momento em que o empresário decidiu se envolver em polêmicas com o Supremo Tribunal Federal (STF). Vale lembrar, claro, que Musk lançou foguetes espaciais tripulados.
Sobre o evento focado no meio ambiente, e que aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, além de Lula esteve presente a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Na ocasião, foi anunciada uma parceria de R$ 730 milhões com os municípios para combater o desmatamento e incêndios florestais na Amazônia. O recurso será direcionado especificamente aos cidades que mais desmatam na região de ataques. Dos 70 municípios prioritários na região, 53 já aderiram ao projeto. Eles são responsáveis por 59% do desmatamento na Amazônia.