30 de maio de 2024
POLÊMICA

Elon Musk volta a criticar Alexandre de Moraes: “tem o Lula em uma coleira”

Em postagens pela rede social que Elon Musk é proprietário, o X, o empresário disse que Moraes tem “Lula em uma coleira”
Elon Musk disse q o ministro do STF “tirou Lula da prisão” e influenciou nas eleições. (Foto: Reprodução)
Elon Musk disse q o ministro do STF “tirou Lula da prisão” e influenciou nas eleições. (Foto: Reprodução)

Elon Musk, proprietário do X (antigo Twitter), voltou a falar sobre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Em postagem feita nesta segunda-feira (08), Musk chamou Moraes de “ditador do Brasil” e afirmou que o ministro tem “Lula em uma coleira”.

“Como Alexandre se tornou o ditador do Brasil? Ele tem Lula em uma coleira”, escreveu.

O desentendimento entre Elon Musk e Alexandre de Moraes teve início após o STF decidir tirar do ar perfis do X que espalharam desinformação, discurso de ódio ou ataques à democracia. A decisão se deu por ordem judicial e o proprietário da rede social afirmou que irá desobedecer às ordens.

Mais cedo, Musk republicou uma declaração do deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS), comentando que “a lei vale para todos, inclusive Alexandre. Ele deveria ser julgado por seus crimes”, disse.

Além disso, Elon Musk disse q o ministro do STF “tirou Lula da prisão” e influenciou nas eleições. Por esse motivo, segundo o dono da rede social X, o presidente não se opõe a Alexandre de Moraes.

Em outro momento, Elon Musk disse que se o governo brasileiro romper contrato com a Starlink vai providenciar “internet gratuita para escolas” no país. Outra postagem de Musk diz que “aqueles que censuram a liberdade de expressão e os fatos” não são pessoas alinhadas a pautas identitárias ou “progressistas”.

Investigação

Elon Musk foi incluído como investigado no inquérito que apura a existência de milícias digitais antidemocráticas e seu financiamento. O empresário teria dito que o ministro deveria renunciar ou sofrer impeachment.

No mesmo dia, no domingo (07), Moraes escreveu que “as redes sociais não são terra sem lei” e que “não são terra de ninguém”.


Leia mais sobre: / / / / / / Brasil / Mundo / Política

Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.