O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta terça-feira (13/12) que Aloizio Mercadante (PT) será o próximo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O petista também confirmou que a cantora Margareth Menezes aceitou o convite de assumir o Ministério da Cultura.
Mercadante foi anunciado em evento, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde o Governo de Transição vem tocando os trabalhos. Lula reconheceu que o nome de Mercadante vinha sofrendo críticas, mas que, ainda assim, confiava que o economista era o melhor nome para o BNDES.
“Eu, Aloizio Mercadante, vi algumas críticas sobre você, sobre boatos de que você vai ser presidente do BNDES. Eu quero dizer para vocês que não é mais boato, Aloizio Mercadante será presidente do BNDES”, afirmou Lula.
Mercadante é formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela Universidade de Campinas (Unicamp). Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e atualmente é presidente da Fundação Perseu Abramo, braço acadêmico da legenda.
Foi tudo como um ‘ministro-coringa’ durante as gestões da ex-presidente Dilma Rousseff, assumindo as pastas da Ciência, Tecnologia e Inovação, entre 2011 e 2012. Na sequência ocupou as pastas da Educação, ministro Chefe da Casa Civil e voltou para a Educação, quando saiu no início do processo do impeachment da petista.
Margareth Menezes é confirmada na Cultura
Por meio das redes sociais, Lula também confirmou o nome de Margareth Menezes à frente do Ministério da Cultura. Ela é a primeira mulher que estará no primeiro escalão do governo petista.
Por meio das redes sociais, Lula se manifestou acerca da confirmação de Menezes. “Obrigado, companheira @margarethmenezes por aceitar o convite de ser ministra da Cultura. Nos últimos anos, a cultura sofreu um desmonte no Brasil. E nós vamos honrar nosso compromisso de reconstruir e fortalecer o setor”, destacou.
Leia mais sobre: Política