O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compartilhou em seu perfil nas redes sociais a fala da
Diretora de Relações Institucionais da União Estadual dos Estudantes em Goiás (UNE), Thaís Falone. A representante dos estudantes discursou ontem (16/02) na solenidade de anúncio do reajuste das bolsas estudantis e de pesquisa CNPq e Capes.
Após 10 anos sem reajuste dos valores das bolsas de estudo e desenvolvimento científico da graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado, Bolsa Permanência e demais bolsas de incentivo destinada a estudantes de instituições federais, o governo federal anunciou novos valores a partir de março deste ano.
A diretora de relações institucionais da UNE Goiás iniciou sua fala emocionada, citando o patrono da educação, Paulo Freire. “‘Esperançar é não desistir, esperançar é levar adiante. Esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo‘. Eu tinha que iniciar a minha intervenção com um grande patrono da educação. É muito emocionante para nós, estarmos aqui hoje, porque é a prova de que toda a luta vale a pena “, disse Thaís Falone.
Falone pontou que a conquista é fruto da mobilização social, em prol da valorização da ciência e da educação. “Então, esse momento para nós é gigante, é grandioso, e isso é fruto do movimento social, do movimento estudantil, da mobilização da rua”, reiterou.
A representante dos estudantes fez questão de ressaltar que o governo Lula cumpriu com sua promessa de campanha sobre priorizar a educação. “Nós estamos aqui reconhecendo que a educação foi de fato uma prioridade no governo brasileiro, porque em menos de 2 meses de governo a gente teve condições de dar essa notícia para todos os estudantes do nosso país”, destacou.
Além de Lula, que estava visivelmente emocionado durante o discurso de Falone, estavam presentes também os ministros de Educação, Camilo Santana, e de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos.