Durante uma coletiva de imprensa desta sexta-feira (10), realizada em uma reunião ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou que, em 2024, o ano terá menos feriados em dias úteis. “Exageradamente, esse ano teve muito feriado prolongado […] Ano que vem os feriados cairão todos de sábado, significa que o PIB vai crescer um pouco mais”, disse.
No calendário de 2024 consta quatro feriados nacionais do ano que vem cairão no final de semana: Tiradentes será em um domingo; Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados cairão aos sábados. Então sobrará aos trabalhadores somente outros quatro ‘feriadões’ nacionais – e um municipal que é o Aniversário de Goiânia – que têm possibilidade de emenda, três deles no primeiro semestre do ano e dois no segundo.
1º de janeiro – Confraternização Universal (segunda-feira)
13 de março – Carnaval – não é feriado nacional (terça-feira)
29 de março – Sexta-Feira Santa (sexta-feira)
21 de abril – Tiradentes (domingo)
1º de maio – Dia do Trabalho (quarta-feira)
30 de maio – Corpus Christi (quinta-feira)
7 de setembro – Independência do Brasil (sábado)
12 de outubro – Dia de Nossa Sra. Aparecida (sábado)
24 de outubro – Aniversário de Goiânia (quinta-feira)
2 de novembro – Finados (sábado)
15 de novembro – Proclamação da República (sexta-feira)
25 de dezembro – Natal (quarta-feira)
Vale lembrar que 2023 teve diversos ‘feriadões’ com possibilidades de ponto facultativo ou de emenda, quando o empregador não é obrigado a dar folga ao funcionário. Os próximos feriados deste ano são o da Proclamação da República que, como cai na quarta-feira (15), dificilmente poderá prover emenda, e o Natal, que ao cais numa segunda-feira (25), trará a muitos trabalhadores uma folga de três dias.