07 de agosto de 2024
Entrave • atualizado em 23/12/2022 às 08:32

Lula abre negociações com Simone Tebet e oferece Ministério do Meio Ambiente

Peça chave para a vitória de Lula no segundo turno, Simone Tebet já havia sinalizado interesse em assumir o Ministério do Desenvolvimento Social, o que não aconteceu
Simone Tebet declarou apoio a Lula no segundo turno das eleições (Foto: Ricardo Stuckert/PT)
Simone Tebet declarou apoio a Lula no segundo turno das eleições (Foto: Ricardo Stuckert/PT)

Tem chamado atenção desde o anúncio dos 16 ministros feito pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde desta quinta-feira (22) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o nome da senadora Simone Tebet (MDB) não ter sido citado pelo petista.

Peça chave para a vitória de Lula no segundo turno, Simone Tebet já havia sinalizado interesse em assumir o Ministério do Desenvolvimento Social, pasta que administra o Auxílio Brasil, que se chamará Bolsa Família, o que não aconteceu. Em meio às negociações, a pasta ficou sob o comando de Wellington Dias (PT), ex-governador do Piauí e senador eleito.

Ainda na tarde desta quinta-feira, Lula afirmou durante discurso, que vai contemplar aliados que o ajudaram a vencer as eleições. Além de Tebet, outro nome que também chama atenção o fato de não ter sido citado até o momento, é o da deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP). Tanto a deputada quanto a senadora Tebet, ambas apoiaram o petista, já vinham sendo dadas como nomes certos no governo de Lula.

No começo da noite de ontem, Lula se reuniu com Tebet com o presidente do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), e com os senadores Renan Calheiros (AL) e Eduardo Braga (AM). O petista sinalizou que deve oferecer três pastas à legenda: Meio Ambiente, Cidades e Planejamento. Sendo que Renan Filho (AL) deve assumir o Ministério dos Transportes, e Simone Tebet teria a escolha com uma das três possibilidades.

Se a senadora Tebet bater o martelo e aceitar o Ministério do Meio Ambiente, o PT assumirá outro problema, Marina Silva já era dada como certa para assumir a pasta.  A deputada é respeitada internacionalmente pela defesa do meio ambiente e é do agrado também dos eleitores do petista. Aliás, Marina Silva declarou apoio a candidatura de Lula ainda em setembro deste ano, antes mesmo do primeiro turno.

Lula e Tebet devem se encontrar ainda nesta sexta-feira (23) na tentativa de chegar a uma definição.


Leia mais sobre: / / Política

Comentários