A partir desta quarta-feira (19) os usuários do transporte coletivo de Goiânia poderão pegar livros emprestados gratuitamente no Terminal Isidória. O projeto Gelateratura, promovido pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), RedeMob Consórcio e Oficial Cultural Geppetto, com apoio da Prefeitura de Goiânia.
A ação será lançada às 9h. Os usuários terão a oportunidade de se encontrar com escritores goianos e com o Coral Vozes de Goiânia, formado por servidores municipais. Além disso, também vão participar do lançamento a presidente da Academia Goiana de Letras (AGL), Lêda Selma, e o escritor Cristiano Deveras, que darão autógrafos e dicas literárias.
Os livros poderão ser retirados gratuitamente para leitura dentro e fora do terminal. Ao terminar, o usuário deverá devolver o livro em qualquer ponto de apoio nos terminais de ônibus. O objetivo da ação é espalhar cultura pelos terminais de ônibus da cidade e tornar o cotidiano dos usuários do transporte coletivo mais descontraído.
“Acreditamos na arte como forma de aproximar as pessoas e queremos promover ações como essa que desenvolvam o sentimento de pertencimento com relação aos terminais e que estes se transformem em espaços de compartilhamento e troca”, afirmou o diretor executivo do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino.
O projeto também será ampliado para outros 20 terminais de Goiânia e Região Metropolitana. “Queremos que essa atividade literária atinja aos usuários de toda a rede, criando uma onda cultural e colaborativa nas 18 cidades atendidas pelo transporte coletivo na Região Metropolitana”, ressaltou Leomar.
Para que o projeto continue em manutenção é fundamental a adesão dos usuários, além do zelo dos livros e da geladeira. A geladeira que disponibilizará os livros também receberá novos exemplares para doação.
Leia mais sobre: Goiânia