A candidata ao governo de Goiás pelo Partido dos Trabalhadores, Kátia Maria, encontrou com professores, pesquisadores e entidades científicas do Estado na tarde desta quarta-feira, 12, no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg). Ela falou sobre seu plano de governo e sua gestão descentralizada.
O encontro foi organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Regional Goiás (SBPC/GO), em conjunto com o Adufg-Sindicato, Associação de Pós-Graduandos da UFG e Sociedade Cultura, Cidade e Arte.
Na ocasião, Kátia Maria disse ter orgulho e honra de ser candidata do time do Lula e do PT, porque segundo ela estes governos foram exitosos em todas as áreas e no ensino superior também. Em Goiás, de 2005 a 2016 houve uma elevação de 63% no número de matrículas no ensino superior, o que mostra a dedicação e as políticas do governo do PT.
“E mais eu tenho muita satisfação de andar por Goiás e observar as diferenças dos municípios com os Institutos Federais. As pesquisas mostram que onde foi construído os Institutos Federais o desenvolvimento chegou com mais propriedade, trazendo qualidade de vida para a população, fomentando a economia local e dando ensino de qualidade para os nossos estudantes”, disse a candidata.
Kátia Maria é mestranda pela Universidade Federal de Goiás e no encontro falou da sua preocupação com os cortes na área da educação e de pesquisa feitas pelo atual governo federal.
Capes, CNPq, SBPC e Finep anunciaram que as atividades de ensino e pesquisa no Brasil estão comprometidas em 2019. O motivo é a grave crise fiscal do Governo e a Emenda Constitucional 95 (EC 95) que estabelece um teto máximo de gastos para o governo pelos próximos 20 anos, com revisão deste teto na metade do período.
“Sei da diferença que faz você ter um mestrado com bolsa e tempo para pesquisar. Também sei da importância da pesquisa para uma gestão e para atender as demandas da sociedade. Uma coisa que sempre me deixou inquieta é ver o tanto de projetos interessantes dentro das universidades que podem ajudar a trazer soluções em diversos assuntos e que às vezes não têm adesão e parceria pelo governo”, enfatizou a petista.
Ela também chamou a atenção dos presentes para a conjuntura nacional. Analisou que para reverter os desmontes da educação é preciso escolher um presidente que se preocupa com a área. Lembrou que Fernando Haddad, candidato do PT, já foi Ministro da Educação e mostrou ter atenção e zelo pelas pautas da educação, ensino superior, pesquisa, ciência e tecnologia.
Durante o encontro foi entregue à Kátia Maria a Agenda Positiva para a Ciência, Tecnologia e Inovação em Goiás, resultante das discussões da Audiência Pública de CT&I realizada em agosto de 2018. O documento elenca os pontos essenciais para as políticas públicas nas áreas de CT&I em Goiás, e que a candidata do PT se comprometeu caso eleita.