19 de novembro de 2024
Combustível • atualizado em 22/03/2022 às 16:10

Juventude do PSDB quer ver candidatura de Marconi Perillo ao Governo e debate contra Caiado

Evento contou com lideranças que pediram para que Marconi Perillo fosse ao debate contra o governador Ronaldo Caiado nas eleições do segundo semestre
Decisão de Marconi ainda será tomada: ele quer dialogar com outras lideranças e quer acompanhar o desempenho das pesquisas de intenção de voto (Foto: Domingos Ketelbey/DG)
Decisão de Marconi ainda será tomada: ele quer dialogar com outras lideranças e quer acompanhar o desempenho das pesquisas de intenção de voto (Foto: Domingos Ketelbey/DG)

Se depender de jovens tucanos, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) será candidato ao Governo do Estado de Goiás nas eleições do segundo semestre e disputará o pleito contra o governador Ronaldo Caiado (União Brasil). O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (22/03) em um hotel do centro da capital e reuniu a juventude do partido com caciques da legenda. Perillo esteve presente e disse que está pronto para debate. “Com humildade e a cabeça erguida, dormindo o sono dos justos”, disparou, ressaltando que não gosta de acomodação. “Eu poderia estar em São Paulo, ganhando um bom salário e sem ter que dar satisfação a ninguém”.

Mesmo com a insistência da juventude em conclamar sua candidatura, Marconi Perillo ainda trabalha em compasso de espera. Antes de bater o martelo, quer ouvir outras lideranças e andar pelo interior acompanhando as demandas. Também aguarda mais pesquisas para então, tomar a decisão a respeito de qual cargo vai concorrer nas eleições do segundo semestre. Certo é que participará do pleito.

“Ainda vou ouvir mais regiões, vou conversar com mais lideranças e companheiros além de ouvir a voz do povo através da pesquisa para poder tomar uma decisão se devo ou não participar das eleições concretamente, afinal das contas quem tira e nos coloca  na política é o eleitor. Sempre considerei que o projeto coletivo é o mais importante e sempre determinei que esse conjunto de fatores é o mais importante para minha decisão”, disse ao Diário de Goiás.

O indicativo, no entanto, é de que será a eleição da comparação e do legado. No evento, organizado pelo PSDB Jovem, o que se viu foi a sinalização de que parte da militância e que cresceu assistindo programas sociais elaborados pela gestão de Marconi Perillo ao longo de quatro gestões. Presentes, os deputados estaduais Hélio de Sousa e Lêda Borges, que também é líder da oposição na Câmara.

“A verdade, senhor governador, aqui estão amigos e amigas que acreditam sobretudo numa boa política. Nem velha e nem nova. Boa política de coesão, propósitos e projetos e é por isso que estamos aqui, junto com o senhor, independente do que aconteça, estaremos com o senhor, porque sabemos que o nosso adversário não nos vê como nosso adversário, mas como inimigo. Precisamos de inteligência e amor para enfrentar o ódio”, pontuou o pré-candidato a deputado estadual, Rodrigo Zani.

Zani, que já foi presidente do PSDB Jovem disse que anseia em ver um embate entre Caiado e Perillo, no segundo semestre. “Vai ser tipo Argentina contra Brasil. Nesse dia, o estado vai parar com certeza e a vitória será nossa, do tempo novo de novo, para o bem de Goiás. Desse projeto do Tempo Novo, a nossa geração, eu sou soldado e o comandante é o governador Marconi”, destacou. “Eu sou um soldadinho bão de briga para enfrentar esse modelo autoritário e retrógrado de governo que está aí”, disparou.

O atual presidente do PSDB Jovem em Goiás, Rodrigo Rizzo também depositou suas fichas na candidatura tucana de Marconi Perillo ao Palácio das Esmeraldas e disparou criticas à atual gestão. “Em 2018, sem sombra de dúvidas, tivemos um grande retrocesso. No governo federal vemos um desmonte enorme nas políticas públicas e um ataque incessante às instituições. Eu brinco que nós não temos um governador aqui em Goiás. Nós temos um tabelião, uma pessoa que pega os programas construídos pelos governos do PSDB e muda o nome deles porque não trabalha e não tem capacidade de construir nada”, disparou. “Em momentos como esse, temos de apelar a pessoas como o senhor. Que já deram uma contribuição única para Goiás e pedir para o senhor que seja candidato e enfrente esse homem que está ai”, conclamou.

Perillo prepara candidatura mas ainda vai definir para qual cargo (Foto: Domingos Ketelbey/DG)

Traições são lembradas no evento

Enquanto o evento acontecia e a presidente metropolitano do PSDB em Goiás, Aava Santiago falava, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado estava em Trindade se reunindo com o prefeito da cidade, Mardem Junior. De lá, seguiu para um almoço que sacramentou o apoio de Jânio Darrot a Caiado. Darrot que até no passado presidiu o PSDB em Goiás. O ato deixou a legenda com sensação de traição.

Aava Santiago não citou nomes mas pontuou que o governo reunia traidores e era apreciadora do retrocesso. “É impressionante como todos os movimentos políticos desse que tá aí desgovernado Goiás aglutina traidores. Todos os movimentos políticos dele aglutinam traidores, pessoas que batem boca entre si e que não conseguem se organizar porque eles estão sem a menor convicção, sem a menor certeza, porque não é um projeto de estado, é um malfadado projeto de poder que é amante do atraso.” 

Lêda Borges também saiu em defesa de Marconi Perillo e disse que o legado dos presentes era defender o legado do tucano. Os traidores? Não merecem respeito. “Temos o dever de defender legado, defender governos dos quais nós fizemos parte. Isso é nosso papel. Quem não faz isso, não nos merece e não merece Marconi. Como é que escuto alguém dizer coisas inverdades de um governo do qual compôs? Como alguém que tem só tem três mandatos, cinco mandatos de deputado estadual nas costas do Marconi e fica calado? Grupo é o que tá aqui e o que nós somos”, destacou.

Na esteira da reformulação tucana, Hélio de Sousa relembrou o papel que Marconi Perillo fez quando o partido estava “à deríva”, no começo do ano passado quando Jânio Darrot renunciou a presidência da legenda e migrou para o Patriota. Para além da falta de liderança, os tucanos ainda vinham de duas derrotas nos últimos dois pleitos. O parlamentar relembrou que Marconi prontamente se lançou como pré-candidato a deputado federal estimulando novos nomes e dando fôlego ao PSDB.

Agora, Sousa ponderava, são os jovens que deveriam ditar o rumo da legenda. “Marconi Perillo mostrou que seu nome é muito maior que ele imaginava e nós mesmos, porque ele não pertence a só nós, mas ao povo goiano. Eu venho aqui hoje para participar junto com a juventude desse momento. Eu não venho pedir para que Marconi Perillo seja candidato a governador. Eu não venho para isso. Eu venho pedir para que vocês trabalhem para que Marconi Perillo seja candidato a governador. É isso que nós queremos e o que precisa acontecer. Nós somos o combustível desta campanha”, destacou.


Leia mais sobre: / / / Política