Publicidade
Categorias: Lênia Soares
| Em 12 anos atrás

Júnior Friboi é promovido à estrela nacional do PSB

Compartilhar

Depois de percorrer o interior de Goiás, auxiliando nas eleições de prefeitos e vereadores de sua base, José Batista Júnior, o Júnior do Friboi, foi convidado pelo presidente nacional da sigla, Eduardo Campos, para uma peregrinação política pelo país. O empresário socialista se transformou em aposta em âmbito estadual e nacional. É hoje um dos maiores nomes da oposição goiana para a disputa em 2014 e a garantia de manutenção da aliança federal entre o PT e o PSB.

O casamento entre os dois partidos está em crise. Divergências em grandes cidades, como Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza e Recife, levaram ao rompimento do grupo para as eleições de 2012. Em 2008, o PSB apoiou o PT em 10 capitais, hoje são cinco. Em São Paulo, a parceria só se manteve graças ao pedido pessoal do ex-presidente Lula, que também já se apresenta irritado com a situação.

Publicidade

Nas últimas semanas, Lula abandonou Fernando Haddad (PT) em São Paulo, para se dedicar às campanhas onde o PSB tornou-se oposição. O líder petista participou, inclusive, de diversas gravações de rádio e TV no interior do Pernambuco. Em Santa Cruz do Capibaribe, o ex-presidente promoveu o candidato do PTB mandando um duro recado para Campos, que já chegou a ser acusado por petistas de “traidor”.

Publicidade

Neste contexto, Júnior significa para o governador pernambucano mais que um bom cabo eleitoral. Ele representa a linha, no momento tênue, que vincula seu partido ao Governo Federal. O empresário mantém um bom relacionamento com o ex-presidente e com a atual. Além de apoiar o candidato petista em Goiânia.

Publicidade

Mas relacionamento não é o problema do pessebista. Ele tem bom transito no Município, Estado, País… Bem relacionado.

Enquanto isso em Goiás, Júnior e elevado aos píncaros da glória por políticos da oposição. Deputados peemedebistas utilizam seus tempos na tribuna para tecer elogios ao ex-secretário do governo estadual.

Publicidade

Durante um comício em Gurupi, no Tocantins, o empresário foi reforçar a campanha do candidato Laurez Moreira, também do PSB, e foi apresentado como “o futuro governador de Goiás”. Sua pré-candidatura está lançada!

Alias, sua pré-candidatura não está somente lançada, mas a todo vapor. Sua agenda está lotada e sua equipe em ritmo de campanha. O empresário tem apertado o passo, já que dois anapolinos estão cotados para mesma vaga. (Ops! Isso fica para o próximo texto.)

Publicidade