Apesar de fragilizado, o PSDB tem condições de manter candidaturas próprias na maioria das grandes cidades goianas em 2024. É essa a avaliação que o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Jardel Sebba faz do cenário, especialmente em Catalão, onde foi prefeito por três mandatos e também em Goiânia.
“Temos quadros relevantes”, avalia Jardel ao Diário de Goiás, sem no entanto, querer mencionar nomes dos prefeitáveis tucanos. “Muita coisa pode acontecer após o início real dos governos Lula e Caiado”, explica. “Acredito em candidatura própria na maioria das grandes cidades de Goiás, inclusive Goiânia, Catalão e outras”, sacramenta.
Nos bastidores tucanos, o nome da vereadora Aava Santiago aparece cotado ao pleito. Ela é presidente do partido na região metropolitana de Goiânia e cresceu nacionalmente no segundo turno das eleições de outubro, quando declarou apoio ao então candidato e presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Resta saber, se a ala centro-direitista tucana irá sacramentar o apoio.
Em 2020, o PSDB lançou candidatura própria em Goiânia com o deputado estadual Talles Barreto que hoje veste a camisa caiadista e, inclusive, está cotado para ser lider do governador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) na próxima legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. À época, o ex-tucano teve 5.689 votos com 0,94% do eleitorado, em uma votação inexpressiva que lhe rendeu o 11º lugar entre os postulantes à frente apenas de Manu Jacob (PSOL), Cristiano Cunha (PV), Fábio Júnior (UP) e Professor Antônio (PCB).
Apesar de parecer distante, as eleições de 2024, nos bastidores da política, já começaram. O PMN já trabalha com o nome do ex-vereador Paulo Daher como pré-candidato ao Paço Municipal de Goiânia. O presidente estadual do PSD, Vilmar Rocha também garante que a legenda terá nomes em cidades estratégicas e já confirmou que pretende ter candidaturas em Goiânia e Aparecida.
O MDB também movimenta as peças e pode apostar na filha do ex-prefeito Iris Rezende Machado, a empresária Ana Paula Rezende. Resta saber se a herdeira irá ouvir os anseios das lideranças emedebistas. No PT, a presidente da legenda, Katia Maria diz que o partido irá preparar um calendário para avaliar as devidas candidaturas. As bolsas de apostas colocam Adriana Accorsi, Edward Madureira e Mauro Rubem como prefeitáveis pela legenda.
Leia mais sobre: Política