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Cidades
| Em 1 ano atrás

Já atrasadas, obras do BRT em Goiânia ganham mais 120 dias para a entrega

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Em entrevista à rádio Bandeirantes Goiânia, na manhã desta segunda-feira (17), o secretário de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira, informou que as obras do BRT ganharam um aditivo de prazo. De acordo com o titular da Seinfra, a conclusão das obras do Trecho 2, que liga o Terminal Recanto do Bosque ao Terminal Isidória, recebeu mais 120 dias para a entrega, agora prevista para 31 de outubro de 2023.

Ciente do desgaste que a demora da obra tem gerado junto à população goianiense, Denes afirmou que é importante contextualizar as interrupções e garantiu que o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) tem trabalhado para o término.

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“É extremamente importante, antes de qualquer tipo de colocação, fazer a contextualização dessa obra do BRT. Nós estamos dizendo de uma obra que realmente sofreu aditivo em 2017, mas não foi na gestão do prefeito Rogério Cruz. Em 2017 foi em todo o seu contrato. Uma obra de 2015 que era pra ser entregue em 2020, teve uma paralisação em 2017, retoma em novembro de 2018 e o prefeito Rogério Cruz tem trabalhado muito para que essa obra seja entregue”, declarou o secretário.

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Equívoco no cronograma de obras do BRT

Denes Pereira pontuou que 97% das obras já estão prontas e disse acreditar ter havido um equívoco em relação ao cronograma de finalização.

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“Toda a finalização de obra é complexa. A gente já sabe que tem todas essas contingências de final de obra e o prefeito está muito muito atento à finalização. Nós fizemos compromisso com a empresa, essa é uma obra contratada pela Prefeitura de Goiânia. O consórcio fez o compromisso de que dia 30 de junho entregaria a obra. Infelizmente, não cumpriu. O que nós pudemos fazer foi notificar, cobrar o cronograma de obra e fizemos todas as nossas análises, tanto jurídicas como técnicas do que é melhor pra cidade de Goiânia. É melhor rescindir o contrato, licitar de novo, ou continuar com a empresa? Todos os nossos estudos tem colocado para que nós não tomássemos nenhum tipo de decisão sem entender o que é mais econômico e o que é mais célere”, frisou.

De acordo com o secretário, após as análises, a prefeitura entendeu que a rescisão do contrato com a empresa responsável pelas obras não seria a melhor decisão a se tomar. Isso porque, caso o contrato fosse rescindido, os trabalhos atrasariam muito mais e os custos ficariam ainda mais onerosos, segundo o titular da Seinfra.

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Denes Pereira garantiu, no entanto, que novos atrasos não serão aceitos. “Posso dizer com toda a tranquilidade, com a certeza de que a Prefeitura de Goiânia não está parada, porque nós não aceitamos mais nenhum do tipo de atraso nessa obra. Essa é uma obra que a Prefeitura de Goiânia está trabalhando muito pra entregar”, reforçou.

Obras do BRT em Goiânia receberam aditivo apenas de prazo, sem aumento de custos

O Diário de Goiás entrou em contato com a Seinfra para solicitar informações sobre o andamento das obras, o prazo aditivo e possíveis aumento de custos. Em nota, a secretaria garantiu que não haverá nenhum aditivo financeiro. O adicional é apenas de prazo.

Conforme a pasta, 97% do Trecho 2 do BRT está concluído. Serão entregues, nos próximos dias, a sinalização completa da Praça Cívica, grande parte das calçadas e canteiros centrais nas confluências com as avenidas 83, 84, 85 e Universitária. Além disso, estão em fase de conclusão as calçadas do anel formado entre as avenidas 84 e Araguaia, as bocas de lobo, acabamento dos encaixes das calçadas e acessos, caixas diversas e plantação de grama. Tão logo sejam concluídos os canteiros, a Prefeitura de Goiânia fará a instalação dos semáforos.

A nota da Seinfra ressalta que foram entregues três dos quatro terminais de embarque de passageiros do trecho 2 do BRT: terminais Isidória, Paulo Garcia e em julho, o Perimetral Norte, que vai se chamar Hailé Pinheiro. E que foi na administração atual que também foi concluído o Terminal Recanto do Bosque.

O órgão explica que o Terminal de Passageiros Perimetral Norte será inaugurado em julho. As demais estações de embarque e desembarque terão funcionalidade até 31 de outubro de 2023. Não terá aditivo financeiro, apenas de prazo. E salienta que a empresa contratada solicitou prorrogação do contrato para 31 de outubro de 2023.

“Mesmo a prorrogação não sendo a vontade da Prefeitura de Goiânia e da população, todos os estudos da parte técnica, de engenharia e da licitação do município entendem que distratar o contrato e fazer nova licitação ou realizar um contrato emergencial trará mais prejuízos para a entrega da obra”, reforça o texto.

Ainda segundo a nota, o valor original do contrato do Trecho 2 do BRT Leste Oeste em 2014 inicialmente era de R$ 245.528.560,26. Com a atualização monetária, o valor atual é de R$ 324.912.393,98.

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Vinicius Martins

Jornalista por formação com MBA em Marketing e Estratégia Digital.