Um decreto publicado pela prefeitura de Itapaci nesta quinta-feira (11) aumenta as restrições ao funcionamento de atividades econômicas no município. O objetivo é deter o avanço da contaminação pelo coronavírus.
Pela normativa, aulas presenciais nas redes pública e privada estão suspensas, assim como atividades em igrejas, academias, salões de beleza e eventos.
Os bares, restaurantes e similares estão proibidos de funcionar pelos próximos 15 dias. Esses estabelecimentos só poderão atuar no formato delivery. Feiras livres e atividades esportivas também estão suspensas.
Fica vedada a venda de bebidas alcoólicas depois das 20h nos dias de semana. Aos sábados, a comercialização de álcool é permitida somente até 12h. No domingo, é proibida o dia todo.
Atividades comerciais de outros ramos podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Aos fins de semana, as portas devem ficar fechadas. As exceções são postos de combustíveis, laboratórios, farmácias e revendedoras de gás. Os supermercados, padarias e mercearias podem funcionar com horários limitados e restrição de clientela. Aqueles com até 100 metros quadrados só podem receber três pessoas e os com mais 500 metros quadrados somente dez clientes.
Itapaci também proibiu o transporte de passageiros para outras cidades. A exceção é para ambulâncias e transporte escolar.
Nos últimos três dias, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 53 novos casos de covid-19. Oito pessoas estão intubadas por complicações causadas pelo coronavírus.
Leia mais sobre: Coronavírus em Goiás / Itapaci / Cidades / Destaque 2