O Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou na noite desta terça-feira, 1º, que decidiu abrir dois postos de atendimento consular para prestar assistência aos brasileiros que buscam deixar a Ucrânia. Um deles ficará na cidade ucraniana de Lviv, próxima à fronteira com a Polônia que tem sido adotada como rota de fuga; e o outro em Chisinau, capital da Moldávia, para facilitar o suporte a brasileiros que tentam a saída pela Romênia.
“Os postos de atendimento em Lviv e Chisinau complementam as medidas já em curso de apoio aos brasileiros, de confecção de documentos de viagem e de retirada, ordenada e segura, de nacionais do território ucraniano”, declarou em nota o Itamaraty
O ministério acrescenta que, em casos de emergência, o plantão consular brasileiro pode ser contatado pelo número +55 61 98260-0610. Além disso, a Embaixada em Kiev continua transmitindo orientações por meio de mensagens em seu site (kiev itamaraty.gov.br), em sua página no Facebook (facebook com/Brasil.Ukraine) e em grupo do aplicativo Telegram (t me/s/embaixadabrasilkiev).
Leia mais sobre: Guerra na Ucrânia / Itamaraty / Rússia e Ucrânia / Notícias do Estado