Publicidade
Brasil
| Em 1 ano atrás

Israel e Egito deixam brasileiros novamente fora de lista para sair da Faixa de Gaza

Compartilhar

Pelo segundo dia seguido, os brasileiros que estão na Faixa de Gaza ficaram de fora da lista de estrangeiros que podem deixar a região em conflito. As informações são do embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas à Agência Brasil.

Foram autorizados a sair passando pela fronteira de Rafah, no Egito, 576 estrangeiros, dos quais, 400 são norte-americanos. Os demais são do México, Hungria, Croácia, Coreia do Sul, Azerbaijão, Grécia, Chade, Bahrein, Itália, Suíça, Sri Lanka, Holanda, Bélgica e Macedónia do Norte.

Publicidade

Segundo dia

Este foi o segundo dia de liberação limitada para pessoas deixarem a zona de conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas.

Publicidade

O Qatar mediou o acordo entre Egito, Israel e Hamas, em coordenação com os EUA. A liberação da fronteira de Rafah não está ligada a outras questões em negociação, como os reféns detidos pelo Hamas,

Publicidade

Ontem, 335 estrangeiros e 76 palestinos feridos saíram de Gaza. Eles são da Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão e República Tcheca. Além deles, há também feridos e integrantes de organizações humanitárias, como a Cruz Vermelha, segundo noticiou a AFP.

Indefinição para saída de brasileiros

Conforme a Agência Brasil, a assessoria do Itamaraty informou que, neste momento, não há como prever em quanto tempo os 34 brasileiros que pediram auxílio ao governo brasileiro serão autorizados a deixar Gaza. Os critérios de seleção são aplicados pelas autoridades locais.

Publicidade

O governo brasileiro, contudo, divulgou que segue contatando lideranças regionais a fim de tentar agilizar a repatriação dos brasileiros e de seus parentes de outras nacionalidades.

Os 34 brasileiros estão abrigados nas cidades de Khan Younes e Rafah, próximas à fronteira com o Egito. Segundo o Itamaraty, o esquema de resgate prevê auxílio desde a saída da Faixa de Gaza – com equipes e ônibus de prontidão, medicamentos e alimentação – até o embarque no Aeroporto do Cairo, onde um aeroporto da Força Aérea Brasileira (FAB) os aguarda.

Desembarque hoje

No início da manhã desta quinta-feira (2), um grupo de 30 brasileiros, além de uma jordaniana e um palestino casados com brasileiros, desembarcaram em território brasileiro vindos da Cisjordânia. Estava previso o desembarque de dois passageiros que seriam de Goiás.

Publicidade
Marília Assunção

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. Também formada em História pela Universidade Católica de Goiás e pós-graduada em Regulação Econômica de Mercados pela Universidade de Brasília. Repórter de diferentes áreas para os jornais O Popular e Estadão (correspondente). Prêmios de jornalismo: duas edições do Crea/GO, Embratel e Esso em categoria nacional.