23 de dezembro de 2024
Publicado em • atualizado em 03/10/2016 às 20:31

Iris terá minoria na Câmara, caso eleito prefeito

(Foto: Secima)
(Foto: Secima)

Diferente de outras situações Iris Rezende (PMDB) terá minoria na Câmara Municipal de Goiânia, caso seja eleito prefeito da capital. A maior parte dos vereadores eleitos é da coligação de Vanderlan Cardoso (PSB).

Dos 35 vereadores eleitos, 12 são de partidos ligados a Iris Rezende, ou tem algum alinhamento histórico com ele, como os casos dos vereadores Paulo Magalhães (PSD) e Izídio Alves (PR).

Outros 16 vereadores eleitos são de partidos que teoricamente fazem oposição a Iris, são pessoas de legendas que apoiam Vanderlan Cardoso (PSB). Outros sete parlamentares eleitos são de partidos que davam suporte para os candidatos que não disputarão o segundo turno em Goiânia.

Caso conquiste a vitória, Iris terá que agregar vereadores, os que estão em grupos de outros partidos. Na atual legislatura, o prefeito Paulo Garcia (PT) sofreu algumas derrotas importantes, como a atualização do IPTU em duas oportunidades e ainda na eleição da atual Mesa Diretora da Câmara. Faltou ao prefeito, uma base melhor estruturada nas ocasiões.

Vanderlan

O candidato do PSB, Vanderlan Cardoso para conseguir governabilidade na Câmara terá também que atrair os vereadores das legendas que apoiaram outros candidatos no primeiro turno. Para obter aprovações de projetos com maioria simples, há a necessidade de 18 votos favoráveis e em matérias com quórum qualificado, pelo menos 24 votos.