Na pequisa eleioral para prefeito de Goiânia divulgada hoje pelo jornal O Popular, 18, o Serpes fez simulações de 2º turno entre os candidatos a prefeito da capital com uma situação inédita de empate entre os dois principais nomes da disputa.
No principal cenário, e já definido quanto aos nomes para o segundo turno, Iris Rezende (PMDB) obteve 44,3% e Vanderlan Cardoso (PSB) colado com 40,6%, portanto, um empate dentro da margem de erro de 4 pontos porcentuais. Esta também foi a tendência apontada pela pesquisa Ibope que foi divulgada na sexta feira, pela TV Anhanguera (VEJA OS NÚMEROS). A queda de Waldir coincide com o crescimento de Vanderlan.
Cenário 1: Iris x Vanderlan
Iris Rezende (PMDB): 44,3%
Vanderlan Cardoso (PSB): 40,6%
Anularia o voto: 9,8%
Não decidiu: 5,3%
Rodadas anteriores
Na simulação feita na rodada do dia 4, Iris obteve 48,9% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito de Senador Canedo 29,6%. A diferença que era de 19,3% caiu para 11,7%. Hoje a vantagem de Iris para Vanderlan é de apenas 3,7%.
O segundo cenário construído pelo Instituto Serpes, já totalmente descartado quanto à probabilidade de acontecer, divulgado pelo jornal O Popular é entre Iris Rezende (PMDB) e Delegado Waldir (PR). Em comparação com as rodadas anteriores, a vantagem do peemedebista aumentou nesta simulação com o deputado federal.
Em uma disputa com Waldir, Iris no dia 4 de setembro venceria com 49,8%, enquanto o deputado federal obteve 29,8% das intenções de voto. No dia 11, a diferença que era de 20% entre os dois candidatos passou a ser de 27,9%. Hoje a vantagem de Iris é um pouco maior, de 29,6%.
Cenário 2: Iris x Waldir
Iris Rezende (PMDB)—————————52,9%
Delegado Waldir (PR)————————-23,3%
Anularia o voto———————————17,8%
Não decidiu————————————-6%
LEIA MAIS: Números mostram queda da diferença entre Iris e Vanderlan na pesquisa Serpes/ O Popular
Metodologia
O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 16 de setembro. Foram entrevistados 601 eleitores em Goiânia. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4% para mais ou para menos. Número de registro da pesquisa GO-07584/2016, com data de registro de 12 de setembro de 2016. A pesquisa foi encomendada e divulgada por J. Câmara & Irmãos S.A./ “O Popular”. A responsabilidade técnica do levantamento é do Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda.
Leia mais sobre: Política