segunda-feira, 8 de março de 2021
  • Login
Diário de Goiás
No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Esportes
    • Vila Nova Futebol Clube
    • Goiás Esporte Clube
    • Atlético Goianiense
  • Concursos
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
  • Colunas e Blogs
    • Altair Tavares
    • Charlie Pereira
    • Domingos Ketelbey
    • Rafaella Bessa
  • Últimas
  • Eleições 2020
    • Prefeitos eleito GO
  • Home
  • Política
  • Esportes
    • Vila Nova Futebol Clube
    • Goiás Esporte Clube
    • Atlético Goianiense
  • Concursos
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
  • Colunas e Blogs
    • Altair Tavares
    • Charlie Pereira
    • Domingos Ketelbey
    • Rafaella Bessa
  • Últimas
  • Eleições 2020
    • Prefeitos eleito GO
No Result
View All Result
Diário de Goiás
No Result
View All Result
Home Notícias Política

Diferença entre Iris e Vanderlan reduz para 10,5%, diz Serpes/O Popular

Redação by Redação
18/09/2016
A A
0
vanderlan x iris

Iris e Vanderlan polarizam disputa em Goiânia (Fotos: Assessorias dos candidatos)

WhatsAppFacebookTwitterLinkedin

Divulgada hoje, a pesquisa eleitoral para prefeito de Goiâania aponta queda da vantagem de Iris Rezende (PMDB), que ainda é o líder na corrida, para Vanderlan Cardoso (PSB). Segundo pesquisa Serpes, divulgada pelo jornal O Popular neste domingo, 18, Iris não conseguiu crescer e Vanderlan novamente subiu acima da margem de erro que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O peemedebista lidera o levantamento com 37,6%. O pessebista é o 2º lugar com 27,1%. A diferença entre os dois candidatos foi reduzida de 16,5 pontos para  10,5 pontos percentuais, em apenas uma semana em relação à rodada anterior. O número é similar ao cenário da pesquisa Ibope, divulgada na sexta, 16.

A análise da curva de crescimento de Vanderlan Cardoso e de queda do Delegado Waldir Soares aponta para a conclusão de que há uma migração de votos entre os dois candidatos. Ao mesmo tempo, a análise da curva de Iris Rezende conduz à conclusão de que o candidato está estacionado e que não tem conseguido ampliar sua posição no curso da campanha eleitoral. As curvas indicam, assim, que, faltando duas semanas para a votação, que há uma tendência de que os dois candidatos, Iris e Vanderlan, cheguem no primeiro turno muito próximos um do outro e há dúvida quanto à qual posição cada um vai ocupar na liderança.

{source}<script id=”infogram_0_db3f51d0-341e-44c4-933f-6fb595b18644″ title=”Copy: ” src=”//e.infogr.am/js/embed.js?iQq” type=”text/javascript”></script><div style=”padding:8px 0;font-family:Arial!important;font-size:13px!important;line-height:15px!important;text-align:center;border-top:1px solid #dadada;margin:0 30px”><a target=”_blank” href=”https://infogr.am/db3f51d0-341e-44c4-933f-6fb595b18644″ style=”color:#989898!important;text-decoration:none!important;”>Copy: </a><br><a style=”color:#989898!important;text-decoration:none!important;” href=”http://charts.infogr.am/line-chart?utm_source=embed_bottom&utm_medium=seo&utm_campaign=line_chart” target=”_blank”>Create line charts</a></div>
{/source}Polarização

Os números da atual rodada consolidam a polarização entre Iris e Vanderlan. Em 22 dias, o ex-prefeito de Goiânia não sai da casa dos 37%. Em 29 de agosto, ele estava com 37,1%. No início de setembro, cresceu dentro da margem de erro, subindo para 37,8%, sofreu uma leve queda de 0,2 pontos percentuais e há duas semanas ele está com 37,6% das intenções de voto, se mantendo estável.

A vantagem de Iris para Vanderlan já chegou a ser de 22,3%. O candidato do PSB vem crescendo nas últimas pesquisas desde o dia 29 do mês passado. Na ocasião ele era o 3º colocado com 14,8%, estava a 4,4% do então vice-líder, Delegado Waldir (PR).

Nas rodadas seguintes o candidato do PSB passou para 17% no dia 4 de setembro, ocupando a segunda colocação, devido ao início de uma queda drástica de Waldir. Em 11 de setembro, Vanderlan estava com 21,1%, chegando no atual levantamento a 27,1%, uma diferença de 10,5 pontos para Iris.

Ao longo da campanha eleitoral, o candidato do PSB conseguiu tirar 11,8% da vantagem de Iris. Vale ressaltar que o pessebista não tomou pontos de Iris Rezende que mantém estabilidade nos números, mas conseguiu intenções de voto dos outros candidatos a prefeito, e dos indecisos e dos pretendem votar nulo.

Os números dos dois primeiros candidatos na pesquisa Serpes são semelhantes aos apresentados pelo Ibope na última sexta-feira (16), em que Iris aparece com 36% e Vanderlan 27,1%.

Queda livre

O terceiro colocado na disputa, Delegado Waldir, continua em um descenso acentuado. O prefeitável já chegou a ocupar a segunda posição em agosto, mas ainda no mês passado começou uma acentuada queda e ainda não se sabe se ela vai continuar ou não.

O candidato em 14 de agosto tinha 20,6% das intenções de voto, estava 4,2% à frente de Vanderlan Cardoso. O pessebista já é o segundo, tirando boa diferença para Iris, enquanto que Waldir já está empatado tecnicamente com Adriana Accorsi (PT) que tem 7% das intenções de voto.

Waldir já caiu 12,1 pontos percentuais na disputa. Da rodada divulgada no dia 11 para a atual, o candidato do PR sofreu uma retração de 3,6%.

Estabilidade

Os prefeitáveis: Adriana Accorsi (PT) e Francisco Júnior (PSD) mantiveram as posições, mas ainda não cresceram acima da margem de erro.

A petista subiu em comparação com o levantamento anterior realizado pelo instituto Serpes, 0,8 pontos percentuais. Ela é a quarta colocada e está empatada tecnicamente com Delegado Waldir, hoje terceiro.

Já o candidato do PSD se manteve com 2,5%, ocupando a quinta colocação. Ao longo do processo, Francisco Júnior conseguiu se distanciar um pouco dos últimos colocados que tem índices inferiores a 1%.

Esquerda

Os candidatos de esquerda, Flávio Sofiati (PSOL) e Djalma Araújo (Rede), se alternam nas duas últimas posições. Na rodada passada Djalma tinha 0,7% e era o penúltimo, hoje ele possui 0,2% das intenções de voto e é o “lanterna” na corrida eleitoral. Flávio Sofiati de 0,2% no dia 11 de setembro passou para 0,3%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, a diferença entre os dois primeiros colocados neste levantamento é quase a mesma da estimulada. Iris tem 33,9% e Vanderlan 23,3%, uma diferença de 10,6 pontos percentuais.

{source}
<script id=”infogram_0_d2636ade-109d-4157-bfc4-f33cfdf94f40″ title=”Goiânia Espontânea Serpes 18.09″ src=”//e.infogr.am/js/embed.js?NAR” type=”text/javascript”></script><div><a target=”_blank” href=”https://infogr.am/d2636ade-109d-4157-bfc4-f33cfdf94f40″>Goiânia Espontânea Serpes 18.09</a><br><a href=”http://charts.infogr.am/bar-chart?utm_source=embed_bottom&utm_medium=seo&utm_campaign=bar_chart” target=”_blank”>Create bar charts</a></div>{/source}

Os dois primeiros colocados cresceram na espontânea, em comparação com a pesquisa divulgada no dia 11. Iris tinha na ocasião a preferência de 28,1% dos eleitores. Vanderlan era lembrado por 15,1% dos consultados. O crescimento dos dois prefeitáveis foi acima da margem de erro. Iris subiu 5,8% e Vanderlan 8,2%.

Delegado Waldir também teve queda na espontânea. Na pesquisa do dia 4 de setembro, ele era lembrado por 10,3% dos eleitores, passou para 7,2% e agora está com 6,3%.

Adriana Accorsi foi lembrada por 5,5% dos entrevistados. Na rodada anterior era 4,2% e no início do mês de setembro tinha a preferência de 5,2% dos consultados.

Francisco Júnior passou de 1,7% para 2,3%. Flávio Sofiati hoje tem 0,3% e Djalma Araújo que tinha 0,3% desta vez não teve o nome citado pelos eleitores.

8% dos consultados disseram que pretendem anular o voto, antes eram 7,7%, um crescimento de 0,3 pontos percentuais em relação a rodada passada. Por outro lado, caiu o número de indecisos: de 35,8% passou para 20,3% uma queda de 15,5 %.

Rejeição

A rodada da pesquisa Serpes não foi boa para Delegado Waldir. Além de cair nos levantamentos: espontâneo e estimulado, o candidato do PR agora é o mais rejeitado pelo eleitor.

Até então, durante todo o processo Iris Rezende era o mais rejeitado pelo goianiense, naturalmente por ser o mais conhecido dos eleitores. Waldir é rejeitado por 24,6% dos consultados.

Iris é rejeitado por 23,5%. Adriana Accorsi tem 22,5% de rejeição. Djalma Araújo: 21%. Francisco Júnior: 16,5% e Vanderlan Cardoso é o menos rejeitado pelo eleitor: 12,8%. Não rejeita ninguém: 30,9% e ainda não decidiu voto 2,3%.

Na rodada anterior Iris Rezende tinha 22,1% de rejeição. Adriana Accorsi 22%. Delegado Waldir: 21,6%. Djalma Araújo: 15%. Francisco Júnior: 14,8%. Flávio Sofiati: 14, 6%. O menos rejeitado também era Vanderlan Cardoso com 14,3%. Não rejeitava nenhum dos candidatos: 34,9% dos consultados e ainda não havia decidido: 1,8%.

2º turno

A pesquisa também simulou dois cenários de 2º turno. Um com Iris Rezende e Vanderlan Cardoso e outro ente Iris e Waldir.

Cenário 1: Iris x Vanderlan

Iris Rezende (PMDB)———————–44,3%

Vanderlan Cardoso (PSB)—————–40,6%

Anularia o voto —————————–9,8%

Não decidiu———————————-5,3%

Na simulação feita na rodada do dia 4, o ex-governador obteve 48,9% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito de Senador Canedo 29,6%. A diferença que era de 19,3% caiu para 11,7%. Hoje a vantagem de Iris para Vanderlan é de 3,7%. Na pesquisa Ibope também há empate técnico entre Iris e Vanderlan.

Cenário 2: Iris x Waldir

Iris Rezende (PMDB)—————————52,9%

Delegado Waldir (PR)————————-23,3%

Anularia o voto———————————17,8%

Não decidiu————————————-6%

Em uma disputa com Waldir, Iris no dia 4 de setembro venceria com 49,8%, enquanto o deputado federal obteve 29,8% das intenções de voto. No dia 11, a diferença que era de 20% entre os dois candidatos passou a ser de 27,9%. Hoje a vantagem de Iris é um pouco maior, de 29,6%.

Influência da Propaganda

A atual rodada da Serpes/ O Popular trouxe um ponto novo em relação aos levantamentos passados que é a influência da propaganda dos candidatos sobre o eleitor.

57,1% dos entrevistados disseram que a propaganda eleitoral não teve nenhum tipo de influência. 15,5% destacaram que a propaganda ajudou sim a confirmar o voto. 15,5% não acompanha de forma alguma o horário eleitoral ou as pílulas durante a programação no Rádio e na TV.

6,5% dos consultados disseram que ainda estão decidindo voto. 3,3% dos entrevistados destacaram que a propaganda ajudou sim a mudar o voto. 2,2% não opinou sobre o assunto.

Metodologia

O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 16 de setembro. Foram entrevistados 601 eleitores em Goiânia. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4% para mais ou para menos. Número de registro da pesquisa GO-07584/2016, com data de registro de 12 de setembro de 2016. A pesquisa foi encomendada e divulgada por J. Câmara & Irmãos S.A./ “O Popular”. A responsabilidade técnica do levantamento é do Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda.

Leia mais sobre as Eleições 2016, em Goiânia

Agenda dos candidatos a prefeito de Goiânia deste domingo (18)

Diferença de Iris para Vanderlan cai para 9%, diz Ibope/ TV Anhanguera

Empate técnico entre Iris e Vanderlan em simulação de 2º turno, diz Ibope/Tv Anhanguera

Cai vantagem de Iris para Vanderlan, diz Serpes/ O Popular

 

RSS ALTAIR TAVARES ONLINE

  • Transporte coletivo deverá rodar apenas com passageiros sentados 07/03/2021
  • Goiânia busca profissionais para novos leitos de UTI e enfermaria 07/03/2021
  • Zezé di Camargo lança música em homenagem ao pai: “O Matuto” 07/03/2021

Recomendado pra você

Rede hospitalar em Goiás inicia semana à beira do colapso

Rede hospitalar em Goiás inicia semana à beira do colapso

54 minutos ago
Durval Pedroso, secretário de Saúde

Com alta taxa de ocupação em leitos de UTI, secretário de saúde afirma que situação de Goiânia é crítica

1 hora ago
Auxílio emergencial ficará entre R$ 175 e R$ 375, diz Guedes

Auxílio emergencial ficará entre R$ 175 e R$ 375, diz Guedes

1 hora ago
Diário de Goiás

Publicado por Diário de Goiás Comunicação Ltda desde abril de 2012.Diário de Goiás é marca registrada no INPI.Editor: Altair Tavares ([email protected]),Comercial: Carlos Bueno ([email protected])Contato com a redação: (62) 99550-5613

Navegar pelo site

  • Home
  • Política
  • Esportes
  • Concursos
  • Cidades
  • Colunas e Blogs
  • Últimas
  • Eleições 2020

Siga nas redes sociais

No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Esportes
    • Vila Nova Futebol Clube
    • Goiás Esporte Clube
    • Atlético Goianiense
  • Concursos
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
  • Colunas e Blogs
    • Altair Tavares
    • Charlie Pereira
    • Domingos Ketelbey
    • Rafaella Bessa
  • Últimas
  • Eleições 2020
    • Prefeitos eleito GO

Publicado por Diário de Goiás Comunicação Ltda desde abril de 2012.Diário de Goiás é marca registrada no INPI.Editor: Altair Tavares ([email protected]),Comercial: Carlos Bueno ([email protected])Contato com a redação: (62) 99550-5613

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência possível no nosso site. Ao continuar utilizando este site você aceita usar os cookies.

Diário de Goiás
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.