O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás, Joaquim Alves de Castro Neto, esteve no Paço Municipal na tarde desta segunda-feira (20), e reuniu-se com o prefeito Iris Rezende para convidá-lo para o 9º Encontro Regional da 1ª Região, evento que acontece no dia 27 de maio, no Centro de Convenções de Goiânia.
“Além do convite para o nosso encontro, aproveitei para parabenizar o prefeito Iris pelo brilhante trabalho desenvolvido à frente da Prefeitura de Goiânia, sobretudo pelo reequilíbrio das contas públicas, colocando a administração pública no seu devido lugar”, disse Castro Neto. “Em breve, isso vai se reverter em muito mais benefícios para a comunidade”, pontua.
Para Castro Neto, a presença do prefeito Iris Rezende terá uma grande importância para o evento, uma vez que o prefeito de Goiânia é, hoje, uma referência para o Brasil no quesito gestão fiscal. O trabalho de reequilíbrio das contas públicas municipais, depois de receber a Prefeitura com um rombo superior a R$ 600 milhões e déficits mensais de mais de R$ 31 milhões, faz da gestão da capital um modelo a ser seguido por outros municípios que enfrentam o mesmo problema.
Com o tema “Novos Caminhos para uma Administração Pública Eficiente”, o Encontro contará com a presença da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, do presidente da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), conselheiro Fábio Nogueira, e do psicólogo clínico e escritor Rossandro Klinjey.
O presidente lembrou, ainda, que o TCM tem cumprido o seu papel de orientar e levar capacitação aos gestores públicos e que, para o Tribunal de Contas, é motivo de muita satisfação assistir casos de sucesso como o de Goiânia. O TCM, desta forma vê uma gestão que está pensando no futuro.
Castro Neto também comentou sobre a indicação do procurador de contas, Fabrício Macedo Motta, para a vaga de Conselheiro do Tribunal, em substituição à conselheira Maria Teresa Garrido Santos. A indicação foi feita pelo governador Ronaldo Caiado em mensagem enviada à Assembleia Legislativa, no dia 16 de maio.
“É uma pessoa altamente qualificada, tem mestrado, doutorado e é do próprio quadro do Tribunal”, disse Castro Neto. “A escolha que o governador Ronaldo Caiado vem de encontro com a modernidade que os tribunais esperam, que é colocar técnicos em seus conselhos”, conclui.