Igrejas e templos religiosos serão fechados em Ipameri a partir do próximo domingo (14). A medida está prevista em decreto publicado nesta sexta-feira (12) pela prefeitura, que estabelece regras mais rígidas para frear o contágio pelo coronavírus no município.
Também está proibido, conforme a normativa, o comércio e o consumo de bebidas alcoólicas no município, em qualquer estabelecimento comercial, inclusive nas modalidades delivery e drive thru.
As novas determinações valerão por nove dias. Clique e veja a íntegra.
Todo o comércio não essencial deverá permanecer fechado. Estabelecimentos do gênero alimentício, como restaurantes, podem funcionar somente com delivery. Retirada no local e drive-thru estão proibidos.
O delivery, para demais comércios não essenciais, só pode ocorrer até 18h, de segunda a sábado. As portas devem estar sempre fechadas.
Também estão proibidos eventos sociais, feiras livres e as aulas presenciais e semipresenciais, tanto na rede pública quanto privada. Clubes de lazer permanecem fechados, e as atividades em espaços como parques, lagos e praças, além da prática de esportes coletivos, também estão vedadas.
Os supermercados não poderão abrir aos domingos. Pelo decreto, a abertura vai de segunda a sábado, das 6h às 20h. Também só é admitida no recinto uma pessoa por grupo familiar.
As empresas e o setor de prestação de serviços (escritórios) devem adotar escalas de serviço, trabalho remoto quando possível, agendamento de horário, revezamento de turnos, com objetivo de reduzir contatos e eventuais aglomerações.
Explosão de casos
Em Ipameri, os casos e mortes por covid-19 dispararam neste ano. A cidade fechou 2020 com 580 casos e 13 óbitos. Em pouco mais de dois meses em 2021, o município chegou a 1444 infecções e 40 vítimas.
No total de infecções, o crescimento foi de 248,9%. As mortes subiram 200% no período.
Leia mais sobre: Coronavírus em Goiás / Ipameri / Cidades / Destaque 2