A adoção da interposição de recursos de multas on-line pela plataforma Portal Expresso do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) já reduziu em 50% a demanda pelo serviço presencial. Hoje, dos 400 recursos protocolados diariamente, 200 são digitais.
A digitalização dos recursos também gera agilidade nos processos. Assim que o recurso é feito no portal, ele é direcionado ao setor responsável pelo julgamento (comissão de defesa prévia, Jari ou Conselho Estadual de Trânsito). Isso dá mais celeridade ao serviço.
Há também a possibilidade pelo de solicitar virtualmente pelo aplicativo Detran GO ON, disponível nas plataformas com versões para Android ou IOS. Além das forma convencional, presencialmente no Detran, Ciretrans ou unidades Vapt Vupt.
Ainda com o intuito de ampliar a carta de serviços on-line, o Detran-GO iniciou os trabalhos para implantar o recurso digital de processos administrativos de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação.
Para apresentar a defesa prévia de multas de competência do Detran, Goinfra e de outras 11 prefeituras conveniadas, é necessário acessar o portal Expresso, pesquisar por recurso de multa e seguir as recomendações. O serviço é intuitivo. Basta seguir as orientações do sistema.
O Detran destaca que os usuários devem ficar atentos aos prazos para a interposição de recurso. No caso de defesa prévia e Jari, a data-limite vem descrita na notificação. O prazo para recurso no Cetran é de até 30 dias após a decisão da Jari.