23 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/08/2020 às 12:00

Internações por Covid-19 em Goiás têm estabilização com tendência de queda

Leitos de UTI.(Foto: Divulgação)
Leitos de UTI.(Foto: Divulgação)

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) apontam uma estabilização com tendência de queda no número de internações por Covid-19 em Goiás. Conforme o secretário Ismael Alexandrino, a taxa de ocupação de leitos de UTI nos últimos 15 dias se mantém em nível muito semelhante.

“É um momento que nos traz muita atenção. De fato, o número de internações se estabilizou com tendência de queda. A taxa de ocupação de leitos de UTI nos últimos 15 dias é muito semelhante”, disse à Rádio Bandeirantes Goiânia.

Nesta quinta-feira (13), conforme a SES-GO, a taxa de ocupação nas UTIs estaduais está em 83%. Os leitos de enfermaria têm ocupação de 66%. Embora alguns hospitais como o HCamp de Goiânia e o Huana tenham taxa alta em alguns dias, Alexandrino diz que “não há aumento sustentado”. “Nos últimos 15 dias, estabilização com tendência clara de diminuição”, reforça. Na média, o índice de ocupação tem ficado entre 80% e 85%.

A redução das internações ocorre a despeito do contínuo acréscimo nos casos, justificado pelo secretário pela ampliação da testagem no estado. “Nossa letalidade tem diminuído e os profissionais estão cada dia mais aptos a lidar com a doença”, destacou. Ele cita que, pelo aplicativo Dados do Bem, algumas unidades estaduais estão realizando até 250 exames RT-PCR por dia.

O secretário também confirmou a intenção de trazer profissionais dos Médicos Sem Fronteiras para atender as comunidades kalungas, no norte e nordeste do estado, e indígena, no Vale do Araguaia.


Leia mais sobre: / Cidades / Destaque 3