Com as convenções definidas e o período eleitoral dando o start, as primeiras pesquisas de intenção de voto começam a surgir. O Instituto Serpes esteve nas ruas entre os dias 13 e 17 de agosto para elaborar o primeiro levantamento que será divulgado neste domingo (21) na edição online do jornal O Popular. Nesta sexta-feira (19/08), tanto a Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), como o Real Time Big Data registraram junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suas pesquisas. Neste sábado (20/08), a Diagnóstico Pesquisas registrou pesquisa encomendado pelo Diário de Goiás.

A Diagnóstico Pesquisas vai percorrer várias cidades de Goiás realizando pesquisas presenciais, entre os dias 21 e 25 de agosto. Vão medir a intenção de voto do eleitorado goiano para o Senado, Governo e Presidência da República. A pesquisa tem previsão para ser divulgada na sexta-feira (26/08).

Publicidade

O IPEC vai às ruas pela primeira vez em Goiás em pesquisa encomendada pela TV Anhanguera. As entrevistas presenciais servirão como base para o levantamento que tem previsão para ser divulgado na próxima quinta-feira (25/08). Eles irão testar os nomes das candidaturas ao Senado, Governo e Presidência da República. Também vão medir a rejeição dos candidatos e farão simulações de segundo turno.

Publicidade

Já o Real Time Big Data vai divulgar a primeira pesquisa após o registro das candidaturas, mas será a quinta pesquisa divulgada em 2022. O Instituto também vai medir os votos dos candidatos em Goiás ao Senado, Governo e Presidência da República. A previsão é que a pesquisa seja divulgada na próxima quinta-feira (25/08) pela RecordTV. A empresa também vai medir a aprovação da gestão administrativa tocada pelo governador Ronaldo Caiado.

Publicidade

Desde que o prazo para registro de candidaturas foi encerrado na última segunda-feira (15/06), nenhuma pesquisa de intenção de voto havia sido divulgada. Os levantamentos divulgados até então, baseavam-se nas pré-candidaturas. Alguma sequer vingaram e de última hora os candidatos abriram mão da disputa, como por exemplo, o deputado estadual e presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSD) que acabou assumindo a coordenação da campanha em Goiás.

O nome do presidente do PSD em Goiás Vilmar Rocha, que substituiu Vieira na disputa, sequer foi testado até então. O professor e ex-secretário da Casa Civil, jamais foi testado em alguma pesquisa de intenção de voto neste período eleitoral. Será a primeira vez que ele aparecerá em uma simulação.

Publicidade
Publicidade