O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que entre os anos de 2023 e 2025 o Brasil deve registrar 704 mil novos casos de câncer por ano. A previsão ainda aponta maior incidência para casos de tumores malignos na pele, nas mamas e na próstata.
De acordo com a estimativa, o aumento dos casos deve ter destaque nas regiões sul e sudeste do país, onde se concentra cerca de 70% dos diagnósticos. A pesquisa aponta maior ocorrência de alguns tipos de câncer: de pele não melanoma, com 31,3% do total de casos, seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).
Segundo a pesquisadora do Inca, Marceli Santos, os dados apontam que o Brasil está alinhado com as características comuns a países mais urbanizados em que a incidência da doença na mama, cólon reto e pulmão são os mais frequentes. Ao todo, foram estimadas as ocorrências para 21 tipos de câncer mais incidentes no país.
Nos homens, o câncer de próstata é o mais comum, com indicência de 67,86%, estimativa de 72 mil novos casos por ano, até 2025. Já nas mulheres, o câncer de mama é o mais recorrente, com 66,54%, com 74 mil novos casos previstos por ano.
Com informações da Agência Brasil