A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) iniciou mobilização em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia e Endoscopia Digestiva (Sobed), Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e Secretaria Municipal de Saúde de Goiás (SMS) para realizar a maior ação de rastreamento de câncer de intestino do mundo. A Campanha Março Azul acontecerá na Cidade de Goiás.
Mais de 8 mil testes de pesquisa de sangue oculto nas fezes, também chamado de FIT Test, foram adquiridos pela SES e serão aplicados na população local na faixa etária estimada, de maior ocorrência da doença. Nos meses de janeiro e fevereiro, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Goiás realizarão visitas domiciliares para orientar a população, identificar os moradores de 45 a 70 anos e distribuir os potes coletores para o FIT Test.
Pacientes com resultado positivo serão encaminhados para a realização de colonoscopias, que identificam lesões no intestino grosso e delgado, como tumores e pólipos. Ao todo, serão ofertadas 600 colonoscopias no mutirão, que acontecerá de 17 a 22 de março, na Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho.
O coordenador da Comissão de Prevenção do Câncer Colorretal da SBCP, Hélio Moreira, destacou a importância da prevenção. “No Brasil, todos os anos, 45 mil pessoas são diagnosticadas com a doença. É em nome dessas pessoas e de suas famílias que estamos aqui”, reforçou.
Reinaldo Falluh, presidente da Regional Goiás da Sobed, explicou os aspectos técnicos da doença e da Campanha, destacando o papel essencial dos profissionais envolvidos na ação. “Por meio do FIT Test, vamos identificar quem precisa de uma colonoscopia, e teremos os melhores endoscopistas do Brasil no mutirão”.
A gerente de Regionais da SES, Jaqueline Rocha, enfatizou que o projeto está sendo planejado há um tempo.“Estamos trabalhando há meses nesse projeto, reunindo esforços semanalmente. Agora, com os processos em andamento e os testes adquiridos, compartilhamos essa conquista com vocês”, celebrou.
Leia mais sobre: Campanha Março Azul / Câncer / Rastreamento do câncer / SES-GO / Cidades / Notícias do Estado