23 de dezembro de 2024
Cidades

Instabilidade no sistema causa discrepância entre números municipais e estaduais, diz Saúde de Anápolis

Goiás tem 5,6 mil vítimas. Foto: Geraldo Bubniak/AEN Paraná
Goiás tem 5,6 mil vítimas. Foto: Geraldo Bubniak/AEN Paraná

A grande diferença de dados da epidemia de Covid-19 em Anápolis reportados pelos portais estadual e municipal se devem a problemas nos sistemas de inserção dos casos E-SUS VE e Sivep, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Às 15h desta terça-feira (21), o monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) mostrava 1695 casos confirmados em Anápolis. Todavia, o portal do município já tem 2800 confirmações. A diferença é de 39,4%. Existe também uma diferença de 15 óbitos. O município já reportou 55, enquanto a SES-GO inseriu 40 mortes no sistema.

Conforme a gerente da Vigilância Epidemiológica de Anápolis, Mirlene Garcia, o E-SUS VE está com problemas anteriores a 16 de julho, quando houve notificação do Ministério da Saúde. Ela explica que o sistema passa por manutenção e os problemas ainda persistem. “Assim, o sistema do estado contabiliza somente o que está no E-SUS VE e Sivep”, detalha.

Em contrapartida, explica Garcia, “o sistema municipal, continua funcionando normalmente para a inserção e controle de casos. Enquanto os demais sistemas não estão tão alinhados assim”. Ela pondera, porém que, apesar dos problemas, “a digitação (nos sistemas do estado) continua acontecendo na medida em que o sistema permite”.

Na noite desta segunda-feira (20), a SES-GO também citou os problemas e destacou que eles causam a falsa impressão de uma estabilidade da epidemia no estado. O Diário de Goiás mostrou as diferenças em números de Aparecida de Goiânia e da capital.


Leia mais sobre: / Cidades / Destaque 2