31 de agosto de 2024
Cidades • atualizado em 12/02/2020 às 23:48

Inova Goiás: Seduce lança projeto de tecnologia

O programa Goiás 360 foi estruturado para que a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), tenha condições de em tempo real de acompanhar informações relativas a diversas áreas. De acordo com a titular da pasta, Raquel Teixeira, um dos reflexos esperados é o acompanhamento pedagógico dos alunos.

A rede estadual de ensino é composta por 540 mil alunos, 1152 escolas, 40 subsecretarias. Pelo Goiás 360, gestores poderão a partir de relatórios sobre a situação dos servidores da pasta; o perfil de cada escola com seu índice de ocupação/evasão, desempenho em avaliações locais e nacionais, entre outros.

Intervenções imediatas

Segundo o superintendente de Acompanhamento dos Programas Institucionais da Seduce, Ralph Rangel, diretores das escolas passarão informações relativas à situação da estrutura das unidades, se há a necessidade de fazer reparos, pedagógicas dos alunos, entre outros dados.

Em posse das informações, a secretaria elaborará indicadores em forma de mapas de calor, infográficos e estatísticas, sendo convertidos na elaboração de políticas públicas.

“As escolas já fazem alguns lançamentos de dados, nós colocamos outros dados, por exemplo, controles de infraestrutura, caso tenha um banheiro estragado ou um laboratório. Antigamente a informação tramitava em forma de papel, hoje tudo online. Dando mais transparência e agilidade. À medida que as escolas lançam os dados, nós vamos traduzindo isto em indicadores de qualidade e estes indicadores são trabalhados pelas subsecretarias e pelo grupo gestor da Seduce, formado pela secretária e pelos superintendentes”, explica o superintendente Ralph Rangel.

Além de informações estruturais que poderão evitar deteriorações nas escolas, a secretária Raquel Teixeira, analisa que o programa poderá refletir no desempenho de alunos. Caso um aluno apresente dificuldades e baixo desempenho em determinada área, a escola poderá informar o quadro e adotar medidas para que seja feito um acompanhamento a fim de ajudar o estudante a superar o problema.

“Pela primeira vez nós temos um instrumento que nos permite a partir de dados e evidências tomar decisões pedagógicas mais ágeis. Por exemplo, a Maria do 5º tem problemas com análise sintática, o que o professor, a escola está fazendo de apoio e reforço. Nós temos mecanismos de interferência imediata em todos os aspectos. Isto é uma inovação sem tamanho. A ferramenta precisa ser apropriada por cada diretor, para que este conjunto imenso de dados se transforme em política pública de correção de rumos, de acréscimos de apoio, de avanços”, destaca Raquel Teixeira.

Acesso ao conteúdo

De acordo com a Seduce, a visualização do conteúdo é restrita aos gestores e dividida por categoria: o diretor terá um controle somente sobre sua respectiva escola. Já para o subsecretário, o acesso será das escolas e municípios de sua responsabilidade e assim sucessivamente até chegar à secretária Estado, Raquel Teixeira.

No site da secretaria há também opções para que a população acompanhe com serviços que vão desde a realização de matrículas, informações básicas de cada unidade da Seduce, endereço, e-mail, telefone, responsável, indicadores de qualidade e relações de servidores até um sistema de ouvidoria, dando assim maior transparência na prestação de serviços públicos.

O Goiás 360 faz parte da plataforma Inova Goiás, lançada no início de setembro.

 

Leia mais:


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários