Em reunião entre o prefeito de Senador Canedo, Misael Oliveira, e o superintendente executivo de Administração Penitenciária do Estado (Seap), coronel Victor Dragalzew, e integrantes do Ministério Público de Goiás a promotora Marta Moriya Loyola destacou a necessidade urgente de início das obras, em razão das inúmeras irregularidades existentes na cadeia municipal.
O prefeito esclareceu que o trabalho de terraplanagem já havia começado, com previsão de que a obra seja concluída em até 180 dias após seu início. O terreno em que será construída a nova cadeia foi cedido pelo município, a partir de um protocolo de intenções articulado pelo Ministério Público de Goiás, em que a prefeitura comprometeu-se ainda a providenciar as medidas necessárias à infraestrutura
Quanto ao presídio, ainda está sendo aguardado o projeto da obra, que deverá ter aproximadamente 50 mil m² de área construída, e abrigar 250 detentos. O orçamento previsto é de R$ 2,4 milhões, o qual será gerido pelo Conselho da Comunidade.
As verbas para a construção são constituídas de doações advindas de termos de ajuste de conduta e compensações, que estão sendo revertidas ao conselho. Atualmente, estão disponíveis em caixa R$ 903 mil para o início das obras.