20 de novembro de 2024
Cidades

Iniciada construção de apartamentos na antiga Colônia Santa Marta

Antiga Colônia SAnta Marta completou 73 anos nesta sexta (29) (Foto: Governo de Goiás)
Antiga Colônia SAnta Marta completou 73 anos nesta sexta (29) (Foto: Governo de Goiás)

73 anos após o início do funcionamento, a antiga Colônia Santa Marta passará por importante adequação. O espaço foi construído para manter isolados os pacientes que tinham Hanseníase. Pacientes que estão no espaço desde os primeiros anos perderam laços familiares e não tem para onde ir. O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), autorizou a construção de apartamentos residenciais para abrigar as pessoas.

“Era um tratamento extremamente cruel do ponto de vista humanitário. Com o avanço da medicina, com a cura da doença pelos medicamentos existentes, mudou-se o tratamento. Existiam pacientes aqui que aqui estão e perdeu os vínculos familiares e não tem para onde ir. Para eles está sendo construída a nova ala, com toda estrutura. Eles estão todo o conforto para que passem os últimos anos de sua vida de forma confortável. Já está funcionando a parte ambulatorial deste hospital que atende as pessoas e tem outros problemas de saúde”, explicou o secretário de Saúde, Leonardo Vilela.

Com os avanços na saúde, hoje não há mais a necessidade de afastar as pessoas do convívio social. No atual Hospital de Dermatologia Sanitária, serão construídos 23 apartamentos individuais com 18,17m2; além de 183,28m2, de praça de banho de sol; e 353,58 m2, de área de convivência. O projeto traz como benefício direto instalações acessíveis e climatizadas, monitoradas 24 horas.

Dentre os principais serviços oferecidos aos residentes estão: posto de enfermagem, farmácia, consultórios, refeitório, serviço de nutrição e lavanderia. Futuramente, os apartamentos individuais deverão se tornar consultórios de atendimento do complexo hospitalar. As obras estão orçadas em R$ 5.598.252,33.

Complexo hospitalar

O projeto arquitetônico do complexo hospitalar está finalizado e em fase de execução. A estrutura será edificada em um terreno de área total de 84.157,02 m2, com 36.066,47 de área a ser construída, abrangendo, além da residência assistencial, os futuros Hospital do Idoso e Hospital do Homem.

“Trata-se da continuidade de um trabalho que começamos aqui alguns anos no sentido da reconstrução e melhoria completa da antiga Colônia Santa Marta que foi transformada no Hospital de Dermatologia Sanitária, agora vamos construir os apartamentos para os internos, portadores de Hanseníase, muito confortáveis e depois vamos começar um projeto audacioso que é a edificação do hospital do Homem e do Idoso, vamos transformar este espaço num complexo hospitalar de grande valia para a sociedade. Sentimos a falta de um hospital específico para a prevenção das doenças do homem e também para os idosos, este projetos estão sendo concluídos e se Deus quiser pretendemos começar no início do próximo ano”, afirmou o governador de Goiás, Marconi Perillo.

Memória

As antigas estruturas físicas do prédio são preservadas também com a ajuda do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Brasileiro) com o objetivo de preservar a memória desse período da história brasileira e goiana. “Os prédios muito antigos e que estavam condenados foram totalmente demolidos. Alguns prédios estão sendo conservados para guardar a memória deste que foi um antigo leprosário”, destacou o secretário.

Outras obras

De acordo com o secretário de Saúde, Leonardo Vilela, outras importantes obras serão entregues até o início do próximo ano. “Nós pretendemos no início do ano que vem inaugurar dois ambulatórios médicos de especialidades e dois Credeq’s. Vai ser um ganho, uma vez que estão no interior do estado, Goianésia e Quirinópolis no sentido de descentralizarmos a Saúde Pública no estado”, destacou.


Leia mais sobre: Cidades